Conheça a estratégia que utiliza os 5 sentidos do consumidor para transformar a experiência de compra em algo marcante e significativo.
Quando estamos em uma loja, mesmo sem perceber, somos impactados por diversos estímulos. A grande maioria deles criados com a ajuda das técnicas de design sensorial. Estas estratégias tornam quase impossível que uma pessoa resista aos impulsos de uma nova compra.
Você quer conhecer o poder dessa ferramenta e utilizá-la para tornar a experiência de compra do cliente mais interessante?
Confira abaixo o que é e quais os passos essenciais para que as técnicas de design sensorial sejam aplicadas no seu ponto de venda.
O que são técnicas de design sensorial?
As técnicas de design sensorial são estratégias de marketing que tem como objetivo atingir o subconsciente das pessoas, impactando-as diretamente pela emoção.
Elas podem ser aplicadas de diversas maneiras. Podem fisgar pelo visual e ir até experiências sensoriais e gustativas, utilizando os cinco sentidos para produzir os efeitos desejados:
- Visão
- Olfato
- Audição
- Paladar
- Tato
Por que elas são tão poderosas para cativar os clientes?
Quando conseguimos entender os impulsos e as reações das pessoas nos seus processos de compra, os resultados nas vendas são muito positivos.
Ao fisgar o consumidor pelos cinco sentidos, as empresas conseguem provocar resultados expressivos na percepção que ele tem, fortalecendo esses vínculos.
Quanto mais feliz e satisfeito, mais engajado e propenso a comprar fica o comprador.
Para se ter uma ideia dessa potência, estudos apontam que 90% das decisões de compra são afetadas por impulsos psicológicos inconscientes.
Portanto, utilizar técnicas de design sensorial pode resultar em aumento dos lucros. Sobretudo, quando a intenção é neutralizar a racionalidade no consumo, favorecendo as compras por impulso.
Como usar o marketing sensorial na sua loja?
Ao trabalhar com as técnicas de design sensorial, vários pontos devem ser priorizados. Vejamos alguns deles:
Conheça o seu cliente
Para aplicar as técnicas é preciso ter o melhor entendimento sobre quem é o shopper que visita a sua loja.
Ou seja, é preciso descobrir quais seus problemas e entendê-los, para daí conseguir atender os clientes com excelência.
Vamos a um exemplo: se o seu supermercado é bastante frequentado por idosos em determinado horário, ao colocar uma música ambiente muito alta, com batidas frenéticas e agitadas, é bem provável que você deixe esses clientes desconfortáveis. Neste caso, as chances de eles deixarem a sua loja são grandes.
Use o estímulo mais indicado no momento certo
Depois de conhecer o perfil do seu comprador é preciso levar a informação até ele. Assim, cubra todos os pontos de contato que ele possa ter com o produto.
Assim, cada local da loja onde o produto em questão está exposto pode ser trabalhado com diferentes técnicas de design sensorial.
Você pode, por exemplo, usar de estímulos olfativos. Fazer isso perto da seção de carnes é uma estratégia interessante para estimular as vendas desse item.
O cheiro das coisas é algo que influencia a compra, cria memórias e é capaz de resgatar lembranças.
Sabendo disso, não há dúvidas do quão irresistível pode ser o cheiro de um churrasco apetitoso perto do meio dia, não é mesmo?
Basta usar a criatividade e saber usar os estímulos – sejam eles visuais, olfativos, sonoros, táteis ou gustativos – na hora certa. Ou seja, no momento que o seu consumidor está mais propenso à compra do item em questão.
Saiba comunicar a ação corretamente
Por fim, é importante dar atenção aos materiais de comunicação utilizados, para que a divulgação da oferta seja adequada e cumpra com os seus efeitos.
Neste momento, o visual dos materiais e cartazes impressos pede bastante cuidado. As cores e formas têm um importante papel para atrair e levar o consumidor a ação.
Não é à toa que grandes redes de fast food usam cores específicas, como o amarelo e o vermelho, para estimular a fome dos seus consumidores.
Seguindo esse conceito, escolha as cores certas na sua estratégia. Da mesma forma, posicione os impressos na altura dos olhos do consumidor para chamar sua atenção.
Para completar o efeito, mantenha a originalidade e ofereça conteúdos relevantes para intensificar a interação e gerar engajamento.
Para ir mais além!
Esperamos que essa conversa te ajude a aplicar as técnicas de design sensorial na sua loja. Agora, que tal dar um passo adiante?
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