Aplicativos e plataformas digitais oferecem serviços delivery para clientes que não tem tempo ou disposição para ir até o supermercado.
A cada ano, os brasileiros gastam nada menos que R$ 350 bilhões em compras de supermercado. Esta cifra tem atraído os olhares de muitos investidores que apostam em mercados já consolidados, porém, também tem atraído olhares de quem quer investir em novos modelos de negócios. Entre as novidades está o serviço de personal shopper.
O serviço de personal shopper, conceito que vem ganhando força no Brasil, tem como diferenciais a compra personalizada e a maior conveniência na compra de alimentos.
Se você leva a experiência de compra do cliente a sério, ou pretende começar a investir na área, é importante conhecer ferramentas que podem te ajudar nessa proposta.
Curioso para saber mais sobre essa tendência? Então, vamos em frente!
Como funciona o serviço de Personal Shopper?
Mais do que facilitar a compra e entregar os produtos na casa do cliente, o serviço de personal shopper promete ajudar o cliente a comprar melhor e com mais comodidade.
Esse objetivo se torna viável porque o serviço usa como base algumas das facilidades que a tecnologia trouxe para o nosso dia a dia. Entre elas aplicativos e plataformas digitais.
Assim, por meio de aplicativos, os compradores pessoais (personal shoppers) se conectam aos lojistas (supermercados) para proporcionar a melhor experiência de compra aos clientes, que fazem seus pedidos online e recebem a mercadoria em casa.
E para que o serviço funcione de forma personalizada, o comprador (cliente) tem a possibilidade de informar suas preferências, escolher o local e horário da entrega, entre outras facilidades. Tudo com a agilidade e a segurança que procuram.
A solução também cria oportunidades de emprego
Além dos aplicativos, na outra ponta, existem profissionais que completam os serviços de personal shopper.
Essas pessoas atuam como uma espécie de assistente pessoal, utilizando seu tempo para buscar o melhor preço, realizar as compras e entregar as mercadorias para os clientes.
São estes colaboradores que dão um toque mais humano e pessoal às compras, resultando em um melhor custo benefício para o comprador final (cliente).
Para isso, os colaboradores do supermercado precisam receber treinamento específico, que os prepara quanto a busca pelo produto certo dentro da loja, o empacotamento e outros detalhes desse serviço.
O mercado é novo, mas tem potencial
De acordo com o que mostramos anteriormente, as cifras que movimentam o varejo supermercadista são bastante expressivas. Isso não é uma surpresa para um país onde 89% da população frequenta os supermercados 4 vezes ao mês, em média, segundo pesquisas do IBOPE.
Mas, apesar do potencial, as compras pela internet ainda são pouco expressivas neste mercado. Segundo pesquisa realizada pela Associação Paulista de Supermercados, em conjunto com o Ibope, apenas 2% dos brasileiros fazem compras online de itens de supermercado.
O montante representa apenas 3% do faturamento do setor, mas já dá indícios de crescimento.
Mesmo porque, a transformação digital é algo que veio pra ficar e promete impactar as relações de consumo. Principalmente por conta da evolução tecnológica, que deve popularizar ainda mais o uso de aplicativos e democratizar a internet.
Com esse raciocínio, vale se inspirar e extrair a essência inovadora desse modelo de negócio, mesmo que você não pense em aderir ao serviço.
E não estamos falando apenas em investimentos em novas tecnologias. O sucesso de qualquer negócio depende, principalmente, das boas relações que uma empresa é capaz de construir com seus clientes.
Gostou de saber mais sobre os serviços de personal shopper? Se quiser conhecer outras dicas de sucesso para o seu supermercado continue acompanhando o nosso blog.