O período que vem depois das festas de fim de ano costuma ser de baixo movimento no comércio. Muitas lojas buscam alternativas para vender produtos que sobraram nos estoques das vendas de Natal. Por isso preparamos algumas dicas de atendimento para encantar clientes nestes dias.
As promoções pós-Natal são alternativas cada vez mais apreciadas pelos consumidores. Eles aproveitam a época de baixa nas vendas do comércio para pesquisar e pechinchar por preços. Esteja certo de que se souber como atender este público, sua loja pode faturar mais do que o esperado.
Com preços atrativos e parcelas que cabem no orçamento familiar, as liquidações de início de ano já caíram no gosto dos consumidores, tornando-se tradição no calendário promocional do varejo.
Para você não ficar de fora, separamos 4 dicas importantes que devem ser levadas em conta caso você queira preparar ofertas para este período.
Assim, você pode se manter atento aos prazos, necessidades e processos para garantir um bom resultado nas promoções pós-Natal.
Saiba como lidar com as expectativas dos clientes
Criar uma promoção que seja atrativa aos olhos do público e respeite o orçamento da sua loja pode se tornar um desafio em períodos especiais.
Para se dar bem e conquistar a confiança do consumidor é preciso ter boas estratégias e saber como aumentar a margem de lucro no período. Por isso, anote aí estas recomendações:
1. Seja ágil sem perder a qualidade no seu atendimento
O tempo é algo que os clientes dão muita importância. Nessa equação, ganha a loja que souber valorizar este ponto, oferecendo respostas ágeis às necessidades dos clientes. E esse é um desafio que pode ser superado com processos bem alinhados e uma equipe bem treinada.
Fique atendo à exibição dos produtos nas gôndolas. Se você colocou um item em oferta, certifique-se de que ele estará bem visível e identificado. Afinal, de nada adianta você ter atraído o cliente para sua loja se ele não encontrar o que procura nas prateleiras. Para isso, é preciso adotar medidas e investir em tecnologias que possam ajudar na exposição das ofertas.
2. Faça com que seu cliente tenha a percepção de preços baixos
Durante o período de promoções pós-Natal, os clientes esperam encontrar na sua loja preços mais atraentes.
No entanto, para superar essa expectativa, você pode adotar alternativas que vão além do desconto.
Você pode, por exemplo, criar promoções casadas, fazer ofertas dirigidas a clientes específicos, entre outras. Em alguns casos elas são mais recomendadas, pois permitem uma margem de lucro maior e podem contribuir para um giro mais rápido do estoque de outros produtos.
Outra opção que você tem é usar a psicologia de preços para criar a percepção de que comprar com você vale à pena.
3. Ressalte as vantagens e benefícios do produto
Ao divulgar suas ofertas, procure ressaltar as vantagens e os diferenciais que os produtos apresentam. Destaque quais são os problemas que ele resolve, como ele pode atender algumas necessidades específicas e as vantagens que os clientes têm ao utilizá-los.
Mas atenção: os clientes querem receber informações claras e corretas sobre os produtos que estão comprando e detestam se sentir enganados. Portanto, ajude-os a comprar e demonstre essa preocupação de forma genuína, levando em conta os interesses do seu cliente e não apenas a venda.
4. Entregue o que foi prometido, mas supere as expectativas
Ter uma experiência de compra positiva é o que todo consumidor espera de uma loja. Ele quer ser bem atendido desde o primeiro contato que tem com o seu estabelecimento.
Na maioria dos casos, isso acontece antes mesmo dele pisar na loja. Não é segredo para ninguém que antes de decidir pela compra as pessoas já pesquisaram na internet, conversaram com amigos e consumiram muito conteúdo relacionado a um produto ou serviço.
Por isso, se o consumidor escolheu a sua loja, você precisa fazer jus a escolha dele. Seja proativo, ajude o cliente a entender o que ele quer e seja ágil nesta resposta.
Fugir do convencional e incluir serviços extras que não estavam previamente anunciados sempre surpreendem. Seja criativo para fazer o cliente querer voltar.
Você pode, por exemplo, disponibilizar um colaborador específico para orientar as pessoas sobre as promoções. Utilize um funcionário comunicativo para informar as pessoas que que você está com promoções pós-Natal disponíveis nos corredores da loja. Se tiver um serviço de som ambiente, faça uso deste canal para passar as informações promocionais.
5. Deixe claro que aquele produto faz parte das promoções pós-Natal
Não confunda o cliente com poluição visual. Você não ganhará a atenção desejada se não identificar corretamente suas ofertas.
Para facilitar, adote estes 6 passos abaixo e crie sua campanha de forma organizada:
- Utilize uma planilha para criar uma lista com os produtos que quer colocar em oferta.
- Se for aplicar campanhas com venda casada, certifique-se de que estes produtos estão sinalizados na planilha.
- Coloque o preço original e o preço promocional (preço “de” e preço “por”). Assim você irá gerar um sentimento de ganho no cliente, ajudando a vender o produto.
- Se possível, crie uma identidade personalizada para a campanha. Isso facilitará na identificação dos itens em oferta.
- Tente organizar os produtos que estão em oferta em uma área bem visível da loja. Eles irão atrair a atenção até dos visitantes que não estão alí para comprá-los.
- Crie peças personalizadas, com a identidade visual da campanha, e coloque nos produtos. Os cartazes e etiquetas diferenciadas ajudam muito nessa hora.
Agora as promoções pós-Natal estão com você!
Sabendo fazer bem e de forma organizada, tenha certeza de que sua campanha de promoções pós-Natal será um sucesso. Períodos assim precisam ser bem aproveitados pelo comércio, pois os consumidores sabem que poderão encontrar ótimas ofertas para os produtos que procuram.