A partir do momento que você entende o perfil do seu cliente e como ele se comporta nas compras você tem uma mina de ouro nas mãos.
Ao compreender aquilo que representa valor para o cliente fica mais fácil promover ações que tornem a sua oferta mais atraente. Mas como saber o que os clientes querem de você?
No artigo de hoje vamos te mostrar por que estudar os dados dos clientes pode ajudar nessa missão.
Como saber o que os clientes querem?
Com a concorrência cada vez mais acirrada, entender os consumidores se tornou uma necessidade.
Nesse ponto, o desafio está em como saber o que eles querem da sua loja. Ou seja, descobrir o que significa valor para esses consumidores e garantir que estes desejos sejam atendidos.
Agora vem a boa notícia!
Decifrar todos esses códigos não é tão complicado. Apure o seu lado observador e busque entender as pistas que os próprios clientes entregam – de graça – pra você.
Onde buscar essas informações?
Provavelmente você já entendeu que é muito importante coletar o máximo de informações possíveis acerca dos seus clientes.
A grande questão agora está em onde encontrar todos esses dados, para tornar o seu processo de venda mais eficaz e personalizado. A resposta é simples e os caminhos a gente te mostra a seguir.
Dica 1: pesquise para conhecer o seu cliente
Para saber a opinião dos clientes você precisa perguntar. E um canal inteligente que você tem para fazer isso são as pesquisas de satisfação.
Hoje em dia há muitos aplicativos que podem te ajudar na criação desses questionários, um exemplo é o Google Forms.
A partir dessa pesquisa você consegue medir o grau de satisfação dos clientes em relação à sua loja e pode descobrir o que os deixa mais satisfeitos.
Fazendo este levantamento, você vai descobrir se o que sua loja entrega está à altura do que seu cliente procura.
Dica 2: analise o que eles dizem nas redes sociais
É possível responder a pergunta “como saber o que os clientes querem” monitorando os comentários e as interações das pessoas nas redes sociais.
Afinal, neste espaço elas costumam sentir-se mais à vontade para expressar opiniões, fazer reclamações ou elogios. Um feedback sincero vale muito, portanto, não desperdice!
É importante lembrar também que estes dados podem ajudar a entender os hábitos de compra das pessoas. Como muitas delas, antes de adquirir um produto, pesquisam na internet, estudar o que se passa nessa rede (sejam os termos mais procurados, as perguntas que as pessoas fazem e as interações que elas mantém com as marcas) pode contribuir, inclusive, com as suas estratégias de venda.
Dica 3: dê ouvidos para as reclamações dos clientes
A área destinada ao atendimento ao cliente (SAC) é outro ambiente que costuma estar repleto de boas informações.
Afinal, ele concentra os retornos que os clientes dão a respeito de produtos, atendimento, e diversas outras questões.
Dar atenção para esses comentários – sejam eles positivos ou negativos – é muito importante. Sobretudo, quando a intenção é responder a pergunta “como saber o que os clientes querem”. A partir dessa resposta é possível entender o que deve ser valorizado e o que deve ser ajustado na sua loja. Tudo para que você possa melhorar e crescer cada vez mais.
Dica 4: estude qual a relação deles com a concorrência
Além de ouvir os seus clientes, estude os seus hábitos observando a relação que eles mantém com outros estabelecimentos.
Para isso, faça um passeio pelas ruas do bairro onde sua loja está instalada e observe o movimento. Analise quais pontos comerciais elas frequentam, o que consomem, como se comportam e os horários de maior movimento.
Fazer esse exercício vai te ajudar a entender o que os clientes querem e o que mais gostam. A partir disso, você poderá tornar sua oferta mais atraente.
Dica 5: conheça os hábitos de consumo pela região
Hábitos são ações que as pessoas executam por repetição. O fato de fazerem uma mesma coisa várias vezes acaba se tornando um hábito. Estudos mostram que quando entendemos os hábitos das pessoas, podemos interferir nestes momentos, a nosso favor.
Geralmente as pessoas desenvolvem hábitos de rotina em algumas horas do dia. Exemplo: início da manhã, ao irem pro trabalho, ao meio dia quando saem para o almoço, e no final da tarde quando retornam para suas casas.
Você pode interferir nestes hábitos criando ações promocionais voltadas para esta rotina.
No início da manhã, por exemplo, crie ofertas voltadas para doces, salgados e pequenos lanches. São produtos que as pessoas podem vir a consumir nos intervalos do trabalho. Aqui você poderá estar criando um novo hábito dentro de uma rotina: comprar o lanche antes de ir pro trabalho.
Utilize esta técnica em todos os momentos oportunos do dia. Você verá as pessoas interagindo mais com sua loja nos momentos de rotina delas.
Lembre-se sempre de testar suas experiências. Saber avaliar comportamentos e utilizar as rotinas dos consumidores a seu favor é uma excelente forma de aproximá-los da sua loja. Faça o teste e veja os resultados.