Na maioria dos casos o consumidor já chega no ponto de venda planejado para comprar, mas prefere decidir nas gôndolas qual marca que vai levar para casa.
É nesse ponto que observamos a relevância de se usar ferramentas para impactar na decisão de compra no ponto de venda.
No entanto, para acertar na estratégia é preciso entender como o processo de compra funciona e ter parâmetros muito bem definidos para entrar em cena.
Ou seja, é preciso saber como, onde, com quem e quais ferramentas usar na execução dessas ações.
Quando o comprador está dentro da loja a exposição correta e a boa visibilidade da oferta são essenciais para que as vendas aconteçam.
E é um pouco mais sobre essas questões que falaremos adiante. Continue com a gente se quiser entender melhor como funciona o processo de decisão de compra e como os cartazes de oferta afetam nessa dinâmica.
Desmistificando o processo de decisão de compra no ponto de venda
As compras são motivadas por uma necessidade ou um desejo. E essa questão é apenas a primeira parte de um processo que engloba a escolha do produto, a tomada da decisão, e se conclui com a venda propriamente dita.
Nessa primeira fase, o consumidor identifica uma necessidade que ele tem por um determinado produto, para que seu desejo seja saciado.
No segundo passo, ele vai em busca de informações, investigando quais as opções ele tem disponíveis para consumo.
Depois disso, ele passa a avaliar essas alternativas, analisando o melhor custo-benefício de cada opção.
Após analisar todas as variáveis, ele vai tomar sua decisão, avaliando a marca que atende, da forma mais completa, sua necessidade.
Por fim, concluirá o processo pagando pela sua compra.
O comportamento do comprador no centro dessa estratégia
Toda compra passa pelo processo que descrevemos acima, seja uma decisão tomada por impulso, uma compra habitual, ou planejada.
Para entendermos melhor o processo de compra, vamos tomar como exemplo a compra de um pacote de açúcar.
Durante o processo de escolha, existem consumidores que procuram por aspectos mais saudáveis. Neste caso eles podem optar por variantes como o açúcar de coco, demerara, orgânico, entre outros.
Portanto, mesmo sendo uma compra habitual – onde há teoricamente pouco envolvimento emocional e as ofertas são muito parecidas – é indispensável entender as motivações e o que influencia na decisão de compra no supermercado, colocando o comprador no centro de todos os esforços.
Tudo para ajudá-lo a comprar e decidir por uma marca, de forma que ele se sinta à vontade e tenha a melhor experiência.
A influência dos cartazes de oferta nessa dinâmica
O encantamento do consumidor começa pelos olhos. Afinal, a decisão de compra no ponto de venda é, em grande parte, feita com base no que o seu consumidor vê.
E é por isso que os cartazes de oferta têm tanta representatividade em um processo de compra. Eles são atrativos poderosos e reúnem atributos que vão muito além da apresentação visual.
Os cartazes divulgam, informam e interagem com os consumidores.
Por isso desempenham um papel importantíssimo: o de converter necessidades em vendas.
Portanto, é imprescindível pensar na arquitetura das informações e nos formatos de exibição que você vai oferecer. Por isso mantenha no seu radar as seguintes questões:
Use o layout de acordo com o perfil de público
O que vamos falar pode parecer óbvio, mas é a base de uma boa estratégia: um cartaz de oferta precisa conhecer seu público-alvo, para poder conversar com ele.
Caso contrário, sua mensagem passará despercebida e não levará à ação.
Adeque suas criações ao seu ambiente de venda
Além da adequação ao perfil do consumidor, um cartaz também precisa estar condizente ao seu ambiente de venda.
Isso porque, dependendo do local que ele será exposto, poderá adotar tamanhos e características distintas. Isso, para que seja visível à distâncias variadas.
Acredite: a diagramação e as cores impactam sim!
Pesquisas apontam que 84,7% dos consumidores acham que a cor é mais importante que outros fatores na hora de decidir por um produto, e que, 73% das pessoas preferem consumir produtos acompanhados de uma embalagem bem elaborada e atraente.
Portanto, se quiser aumentar suas taxas de conversão, fique ligado na diagramação e nas cores usadas em seu cartaz.
Ofereça conteúdo relevante e conveniência
Pesquisas da Nielsen apontam que 50% das compras funcionam no piloto automático. Ou seja, inúmeros produtos expostos nas gôndolas passam despercebidos pelo consumidores.
Ofereça conteúdo relevante e facilite a compra para o seu cliente, fazendo com que ele não saia da sua loja de mãos vazias.
Para concluir, lembre-se que esse processo deve começar bem antes do seu consumidor chegar às gôndolas. O estacionamento, a entrada do seu supermercado e os corredores também são excelentes oportunidades para divulgar suas ofertas utilizando cartazes.
E já que falamos sobre a influência dos cartazes de oferta na decisão de compra no supermercado, que tal aproveitar para complementar o seu conhecimento com algumas dicas para a criação de cartazes na sua loja? Aproveite a leitura!