A atenção máxima na hora de produzir os cartazes com ofertas é algo indispensável. A mensagem precisa estar correta e clara para que não haja problemas na comunicação com o seu consumidor.
Cartazes com erros de português aparecem no varejo todos os dias, ridicularizando e enfraquecendo e estabelecimento.
E sejamos sinceros, você não quer ver seu negócio sendo lembrado por este tipo de situação, certo?
Por isso, preparamos algumas dicas que irão ajudar você a melhorar a exibição de suas ofertas.
Cartazes com erros no valor do produto
Erros nos valores dos produtos são o terror do lojistas.
Todos que passam por isso geralmente lembram da experiência através do prejuízo que tiveram.
Acredite, isso é mais comum do que parece, e pode causar uma forte dor de cabeça, pois as leis tendem a favorecer o lado do consumidor, e o lojista é quem tem que correr atrás para provar o contrário.
De acordo com o Procon, o código do consumidor diz que, “se o fornecedor de produtos (…) recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá (…) exigir o cumprimento forçado da obrigação“.
Isso significa que você será obrigado a vender pelo preço anunciado.
Salvo exceções onde o valor apresentado for absurdamente desproporcional.
Além dos cartazes com erros de preço, outro erro bem comum neste tipo de situação é colocar um preço no cartaz e esquecer de tirar o preço da gôndola.
Neste caso prevalece o preço mais baixo que, geralmente, é o do cartaz.
Como você pode evitar a exibição de cartazes com erros de escrita
Não existe um método 100% seguro para que esses tipos de erros deixem de acontecer.
Porém, há alguns meios que podem diminuir as chances de isso ocorra em seu negócio.
Saia do manual
90% dos cartazes com erros estão ligados a cartazes feitos à mão.
Isso é normal. Não é fácil para um cartazista trabalhar com uma demanda enorme de cartazes em curto tempo.
Cartazistas recebem grandes demandas e, geralmente, existe uma grande pressão para a entrega.
A pressa na confecção de cartazes é somente um dos motivos que podem causar erros.
Há casos em que a pessoa que fabrica os cartazes executa outras funções dentro do negócio.
Como a função de cartazista é formal, isso pode gerar uma série de problemas trabalhistas futuros, por acúmulo de função, e também contribui para que mais erros ocorram.
Utilize um sistema para fazer cartazes
Agora você entendeu os problemas que a confecção manual de cartazes pode trazer?
Hoje em dia existem diversas formas digitais que podem suprir a necessidade de criação e cartazes promocionais.
Nem todas fazem com que a criação e impressão seja otimizado ou acelerado.
Reflita antes de adotar sistemas de baixa qualidade, ou que não foram feitos especificamente para criar e gerir cartazes.
A recomendação é: estude o mercado e procure fornecedores que podem lhe assegurar que o sistema é integro e com todas a funcionalidades necessárias para seu negócio.
Todas as informações dentro do sistema devem ser claras e de fácil acesso e entendimento. E lembre-se de avaliar se o sistema é fácil e que flexibilize a criação de seus cartazes para que suas campanhas sejam o mais personalizadas possível.
Faça um planejamento
Agora que você já escolheu o sistema para fazer cartazes certo para você, é hora de começar a planejar suas criações.
- Trabalhe com uma margem para imprevistos;
- Se o sistema permitir, deixe pronto o layout dos seus cartazes de acordo com seu planejamento de promoções, sempre afim de criar/manter sua identidade visual, e seguindo as regras de melhores práticas visuais para cartazes promocionais;
- Crie um check-list de criação, verificação e distribuição dos cartazes.
Deixe mais pessoas conferirem o que está escrito
Com a utilização de um sistema para criação de cartazes, o tempo de desenvolvimento será bem menor que o processo manual.
Portanto, sobrará tempo para fazer ruma conferência mais precisa dos dados de cada cartaz e, principalmente, conferir erros de grafia e preço.
Um erro comum é deixar que a mesma pessoa que fabrica os cartazes também faça a verificação ortográfica final.
Pesquisas já provaram que nós temos dificuldade em enxergar pequenos erros em algo que escrevemos.
Quem nunca passou pela situação de estar com um problema por horas, e, ao pedir ajuda para alguém, essa pessoa resolver o problema em 5 minutos?
É a famosa visão de fora, que faz toda a diferença.
Outra boa prática é não deixar a validação ortográfica para a última hora.
Um dia inteiro de trabalho é suficiente para deixar qualquer cérebro cansado, dando chance para erros despercebidos.
Faça esta conferência com calma, de preferência no início do dia, quando seu cérebro ainda está descansado.
Você pode incrementar seu negócio
Agora que você já conhece todos os problemas que um simples cartaz com erros pode acarretar, e também os métodos para desviar desses problemas, basta montar seu plano de ação e botar essas técnicas em prática.
Certamente estas dicas irão ajudar você a reduzir bastante seus problemas de escrita e precificação dos seus cartazes.
O maior beneficiado com essas dicas será o seu negócio!