Ter um cadastro completo dos clientes é importante, porém, mais do que reuni-lo, você precisa saber como analisar e transformar esses dados em informações que sejam úteis para melhorar a experiência de compra do seu cliente.

Obter e manter uma base de dados dos clientes consistente tem propósitos que devem ir muito além daqueles voltados unicamente às vendas.

O acesso a essas informações deve permitir ao supermercadista melhorar a sua abordagem, para que ele consiga ter o cliente sempre por perto e cada vez mais satisfeito.

Mas, não pense que convencer as pessoas sobre esses benefícios é uma tarefa simples.

Afinal, o poder dos dados já não é mais segredo para ninguém, e justamente por isso, o seu cliente vai querer algo em troca: a sua total entrega de valor.

Ao longo da leitura desse artigo, você vai descobrir mais detalhes desse processo que coloca o entendimento das necessidades dos clientes como fator determinante para a construção de um relacionamento íntegro e sustentável. Acompanhe!

Construir uma boa base de dados dos clientes já não basta

Fazer o cadastro dos clientes é o primeiro passo que você pode dar para criar uma aproximação, conhecer seus clientes e orientar suas ações para satisfazê-los.

Porém, ter uma base de dados grande nem sempre é sinônimo de sucesso. Mais importante do que a quantidade de clientes é a qualidade desse cadastro e, principalmente, a forma como o seu supermercado se organiza para aproveitar toda a riqueza dessas informações.

É pensando dessa forma que você abre caminhos para começar a fazer a gestão dos seus clientes.

Ou seja, cria possibilidades de segmentação para a base de dados dos clientes e, assim, pode criar campanhas que sejam mais ajustadas aos interesses deles. O que, consequentemente, vai fazer o seu supermercado aumentar os ganhos.

Isso é naturalmente possível porque com a base de dados dos clientes você pode criar um histórico de compras, verificar os horários de maior movimento, conhecer as marcas de preferência, e por aí vai. Como resultado, isso vai facilitando o entendimento sobre o comportamento deles e a sua aproximação começa a ser desenhada.

Para isso, você vai precisar organizar a base

Uma dica é começar separando os clientes em ativos e inativos, dividindo-os em grupos que façam sentido para o seu supermercado.

Neste caso, você tem a possibilidade de dividi-los com base em diversas características. Entre elas:

  • Valor total das compras
  • Quantidade em unidades
  • Por produtos do Mix
  • Por percentual de rentabilidade
  • Potencial de crescimento
  • Preferência de pagamento (cartão, dinheiro, cheque, etc)
  • Outras características que você preferir (região, porte, segmento, etc.)

Ao organizar a base de dados dos clientes você cria inúmeras possibilidades de relacionamento. Além, é claro, de ter a oportunidade de criar ações segmentadas de acordo com as preferências e características deles.

Fazendo essa divisão, você certamente já deu um grande passo.

No entanto, você precisa analisar quais foram os impactos de suas ações no seu supermercado. E é assim que um dado vai puxar outro e você vai poder melhorar seus resultados cada vez mais.

O segredo do sucesso está na gestão ativa dos contatos

Resumindo o que vimos no item anterior, com um cadastro de qualidade – e bem segmentado – você reúne dados riquíssimos para conhecer melhor os clientes.

A partir dele você pode preparar o terreno para realizar diversas ações de relacionamento com seus clientes e melhorar os resultados das campanhas diretas.

O segredo para isso está na gestão dessa base de clientes, onde o acompanhamento deve ser constante.

Fazer isso vai exigir tempo e disposição, mas com certeza trará inúmeros benefícios. Entre eles destacamos:

  • Você consegue identificar os hábitos dos seus clientes e a frequência de compra
  • Pode observar quais clientes estão ativos ou inativos
  • Garante segmentações mais ricas
  • Identifica oportunidades, reconhecendo os pontos fortes e pontos de melhoria do seu estabelecimento
  • Tem campanhas mais assertivas, gerando melhores resultados
  • Clientes satisfeitos, pois começam a perceber que têm uma participação ativa no seu negócio

Para encerrar, é importante destacar que, apesar das muitas oportunidades que todas essas informações podem gerar, você precisa tomar os devidos cuidados.

Sobretudo, colocando a ética como um valor inegociável, agindo com empatia e naturalidade, sem ser invasivo para levantar e manejar esses dados.

O cartão fidelidade é um aliado nessas horas

Apesar de ser importante ter um cadastro de qualidade, em um primeiro momento, você pode encontrar certa resistência dos clientes.

Nem sempre eles conseguem enxergar os benefícios de entregar para você os seus dados pessoais.

É por isso que você precisa encontrar maneiras de quebrar esse gelo, mostrando para eles as vantagens e benefícios que este cadastro irá gerar em troca.

Afinal, é somente dessa maneira que você vai conseguir potencializar a base de dados dos clientes e construir com eles um bom relacionamento.

Uma opção bem aceita é a criação de um programa de fidelidade. Através do uso do cartão, o cliente recebe em troca diversos benefícios e desconto nas compras. E você tende a conseguir um número mais expressivo de cadastros.

A grande sacada para superar esses desafios está em oferecer vantagens realmente atraentes para que os consumidores se disponham a participar.

Identifique os produtos mais consumidos e, a partir deles, crie ofertas exclusivas para quem tiver o cartão.

3 dicas de como usar o cadastro dos clientes para melhorar os ganhos

Pra finalizar, separamos 3 dicas para aumentar o número de clientes cadastrados e potencializar os resultados dessa base no seu supermercado:

Crie ofertas segmentadas

A capacidade de articular os dados contidos no cadastro dos clientes é imensa. E você pode usar todo esse potencial para criar ofertas personalizadas.

No dia dos pais, por exemplo, você pode usar esses dados para saber quais itens incluir na campanha, as mídias que surtirão mais efeito, descobrir qual o ticket médio gasto no ano anterior, e muito mais.

Com base nessas informações, você pode planejar a sua divulgação e torná-la ainda mais atraente aos olhos do cliente.

Recursos para isso você tem de sobra. Vale apostar em cartazes de oferta temáticos, fazer um tablóide especial e usar outras mídias como Instagram e Facebook.

Você pode, ainda, usar outros canais para impulsioná-las, enviando ofertas por SMS e WhatsApp, para clientes que tenham o telefone cadastrado.

Ou criar pequenos grupos de consumidores, para discutir e buscar a opinião deles sobre eventos e itens como eletrônicos, vinhos, cervejas, carnes e outros.

Bonifique os seus melhores clientes

Outra grande sacada está em bonificar os clientes que mais trazem resultados para o seu supermercado. Até porque são clientes que você precisa ter sempre por perto.

Para eles, você pode criar ações exclusivas, que valorizam a lealdade deles com seu supermercado.

Além de ofertas especiais, você pode criar eventos e sorteios exclusivos. Pode convidá-los para um café da manhã no seu supermercado, para degustarem novos produtos, participar de cursos de culinária, entre outras ações.

Resgate clientes antigos

Como dissemos anteriormente, você pode usar a base de dados dos clientes para saber quais deles estão ativos ou inativos.

Assim, ao perceber quais deles estão afastados da loja, você pode usar a sua criatividade para trazê-los novamente pra perto. E o mais importante: você vai conseguir saber quais os motivos que os levaram a esse distanciamento, podendo agir, para não perder mais clientes no futuro.

Se, por exemplo, você perceber que um número expressivo de clientes de uma determinada região está inativo, você pode dar atenção especial para eles, planejando ofertas especiais com base nos itens de maior demanda; planejar a entrega de tablóides nessa região; ver a possibilidade de incluir novas mídias, etc.

Todo o esforço vale à pena

Agora, se você ainda não tem um cadastro de clientes na sua loja, mas entende que seu supermercado pode ter mais oportunidades contando com ele, é hora de colocar a mão na massa!

Busque tecnologias que possam te auxiliar nesse processo e encontre maneiras de envolver seus clientes, para conhecer suas necessidades mais a fundo.

Você pode realizar pesquisas, levantar dados com fornecedores, acompanhar o que as pessoas estão dizendo nas redes sociais e, principalmente, tirar um tempo para se aproximar da realidade dessas pessoas.

Todo esforço é válido para conhecê-los e construir um relacionamento íntegro e sustentável.