Ninguém quer perder uma oportunidade de venda por não ter entregue a oferta dentro do prazo, ou por não conseguir exibir todas as promoções para o consumidor. Se você já passou por situações semelhantes, deve ler este artigo até o final.
Promoções no ponto de venda, quando não estão visíveis ao comprador no local e no tempo certo, podem gerar prejuízos financeiros e até na imagem dos supermercados.
Com o avanço das novas tecnologias tudo no mundo se tornou mais rápido. E, por mais que essa dinâmica tenha gerado benefícios, tornou o processo de compra mais complexo.
Hoje, são vários os fatores que influenciam na decisão de compra: amigos, família, redes sociais, aplicativos, etc. Isso faz com que o varejista tenha menos tempo e espaço para falar com seus consumidores.
Por isso, mais do que nunca a agilidade se tornou uma palavra de ordem para o varejo. Sobretudo, quando o foco está no ponto de venda, que é onde as vendas de fato acontecem.
As promoções devem estar acessíveis, precisamente quando o consumidor procura por elas
Quando o PDV não está preparado para isso, a situação pode se transformar em um grande problema. Principalmente, quando as ofertas não estão disponíveis no local e no tempo certo para motivar as compras.
Quando isso acontece os danos podem custar caro para o seu estabelecimento, pois pode resultar na perda de clientes. E é sobre esses prejuízos que vamos falar agora!
Os impactos dos atrasos na divulgação das promoções no ponto de venda
Fazer promoções no ponto de venda é uma estratégia usual do varejo. Feita para aumentar o número de vendas, conseguir novos clientes, e até mesmo para fidelizá-los.
No entanto, são poucas as iniciativas realizadas para gerir estas ofertas e, principalmente, evitar atrasos na sua divulgação.
Nessa dinâmica, muitos problemas estão presentes e podem prejudicar a experiência de compra dos clientes. Fique por dentro dos mais latentes:
- Perder velocidade na logística das promoções no ponto de venda é perder eficiência e competitividade nos negócios
- A divulgação das ofertas tem a necessidade de ser uma ação coordenada e com prazos específicos, caso contrário pode levar ao fracasso qualquer estratégia de venda
- Quando o cliente não vê a loja com muitas ofertas expostas ele tem a sensação de pagar mais pelos produtos no seu supermercado
- Processos não sincronizados prejudicam a imagem da empresa, transmitindo a sensação de desleixo e desorganização
- Consumidor na dúvida não compra, portanto, se ao conferir a oferta no tablóide e não encontrá-la no PDV é bem provável que o cliente saia da loja e vá para a concorrência
- Processos manuais utilizados na divulgação das ofertas fazem com que você limite a sua produção e ainda fique na dependência de cartazistas profissionais
- Quando atrasos acontecem você corre o risco de aumentar os custos na logística de distribuição da sua promoção. Em um mercado altamente competitivo como é o varejo, isso não é nada favorável.
A boa notícia é que todos esses problemas podem ser contornados, caso você tenha em mãos uma ferramenta para gerenciar a logística promocional da sua loja.
Fisgue a atenção do seu consumidor no momento certo!
Utilizando plataformas inteligentes a organização e gerenciamento das ofertas no ponto de venda se tornam mais ágeis, seguras e confiáveis.
Com o uso da tecnologia a seu favor, é possível criar e imprimir campanhas contendo centenas de ofertas, em poucos minutos, inclusive sem a necessidade de se especializar ou instalar qualquer programa no computador. Tudo 100% online!
E aí, conseguiu perceber o quanto pode ser desastroso divulgar com atraso as promoções no ponto de venda? Então, continue ligado nos artigos do blog e não deixe de comentar sobre suas experiências.