O dia das Mães é a segunda data mais lucrativa do varejo, perdendo apenas para o Natal. Como a competição pela atenção nesta época é bastante grande, usar a criatividade pode ser um dos diferenciais para fazer o movimento na loja decolar.
As datas comemorativas são acontecimentos importantes para o calendário do varejo. Mas, durante os meses de abril e maio, é possível encontrar pais e filhos pesquisando por preços de produtos específicos. Os varejistas já sabem que este é o momento certo para para colocar a “Promoção Dia das Mães” em destaque na loja.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas criativas de campanhas para despertar a atenção de pais e filhos em fazê-los entrar na sua loja.
Dia das Mães não é só na semana do Dia das Mães
Como vimos anteriormente, a procura por produtos para esta data começa antes. Nos meados de abril já encontramos grandes marcas fazendo campanhas publicitárias nos meios de comunicação. Isso serve para despertar a atenção de quem está a procura de presentes.
E nada é por acaso, afinal, 33% da população brasileira é feita por mães. Razão mais do que suficiente para que as empresas dediquem seus melhores esforços de comunicação para atraí-las.
Sem contar que estamos falando de mulheres. Um público que, no contexto atual, é responsável por grande parte das decisões de compra.
Mas, além da importância da data, a questão está em como se comunicar com essas mães, atraindo a atenção de pais e filhos nesse período.
Fuja de estereótipos!
Evite reproduzir nas suas campanhas imagens ultrapassadas e românticas de “mães do lar” ou “super heroínas”. Mães são pessoas comuns que, como qualquer indivíduo, têm seus altos e baixos. A “maternidade real” é o contexto que mais se identifica com as mães modernas.
Portanto, mostrar-se envolvido com essa causa, dando apoio e conforto na tarefa de ser mãe, ajuda a gerar empatia e a criar uma conexão emocional mais forte com esse público.
Além de maternidade, ela tem outros interesses
Outra oportunidade para criar essa conexão com as mães, está em atender necessidades paralelas que elas têm, além dos assuntos que envolvem a maternidade.
Lembre-se que as mães são mulheres reais e possuem vários perfis em um só, ou seja, são amigas, esposas, namoradas. Portanto, entenda e atue nas áreas em que elas precisam de assistência.
Sabendo disso, escolher quais produtos e o tipo de promoção que você vai criar, com certeza, ficará muito mais fácil.
Produtos pensados para a Promoção Dia das Mães no varejo
Em uma pesquisa bem recente (fevereiro de 2019), o Google entrevistou 500 pessoas – entre mães, pais e filhos – para saber o que gostariam de ganhar e o que pretendem comprar no dia das mães. O quadro abaixo ilustra bem os resultados:
Segundo a pesquisa, os produtos mais desejados por elas vai de encontro do que os filhos pretendem comprar. Então, as melhores ideias de presentes para o dia das mães estão ligadas a roupas, sapatos e acessórios.
Outro ponto de destaque são os perfumes e cosméticos, que aparecem em segundo e terceiro lugares. Porém, se for trabalhar com este tipo de produto, lembre-se de que as lojas especializadas tendem a se sobressaírem na concorrência, devido ao forte apelo publicitário.
Um ponto curioso da pesquisa são os celulares e smartphones. As mães colocaram que querem ganhar este tipo de produto como segunda opção de desejo. Já os filhos apontaram este como o último item de compra. Provavelmente o fator preço levou o item para a última posição da lista.
Caso você pretenda comercializar estes produtos, lembre-se de colocar eles em destaque na sua promoção Dia das Mães. Se tiver preço competitivo e parcelamento favorável, ótimo! Certamente será um sucesso.
Mural de mensagens
Faça uma brincadeira interativa com as pessoas. A procura por mensagem para o Dia das Mães é bastante alta nessa época.
Use isso a seu favor, disponibilizando um mural dentro da loja onde as pessoas possam escrever uma mensagem carinhosa pra elas. Como prêmio, ofereça um cartão personalizado com a mensagem escrita por quem está presenteando.
Outra ótima dica é usar suas redes sociais pra divulgar as melhores mensagens – ou todas elas – durante todo o período da promoção Dia das Mães. Isso fará com que as pessoas estejam engajadas com seus conteúdos, aguardando ansiosas pela publicação da frase.
Quanto as pessoas pretendem gastar?
Para que sua campanha funcione, você deverá saber quanto as pessoas pretendem gastar com presentes para as mães. Portanto, pegue seu estoque e separe produtos dentro da faixa de preço.
O quadro abaixo mostra um pouco deste cenário:
Perceba que 70% dos entrevistados pretende gastar entre R$ 50,00 e R$ 200,00. Então, os produtos nesta faixa de preço devem entrar na lista de itens da promoção.
Divulgue suas ofertas nas redes sociais, panfletos, cartazes, vitrines, tablóides, etc. Nessa hora, ter uma variedade maior de canais de divulgação ajuda você a alcançar mais pessoas.
Já os produtos com valores mais expressivos, representam apenas 30% das pesquisas. Portanto, deixe-os em segundo plano e ofereça apenas se o cliente sinalizar o desejo de compra.
Sua promoção Dia das Mães será um sucesso!
Quando a campanha é planejada, os resultados tendem a ser mais satisfatórios. Então, reúna seus colaboradores para um bate-papo de planejamento das ações. Cada um pode ter uma ideia diferente para agregar mais originalidade pra sua campanha.
Afinal, você não precisa de grandes investimentos para gerar bons resultados. Basta entender o momento da sua empresa, saber identificar oportunidades e usar a criatividade coletiva pra gerar boas ideias.