byprice
data 21 de novembro de 2016

A forma de consumir está passando muito um processo de mudança, e o varejo precisa acompanhar as tendências para que sempre se obtenha o sucesso esperado.

Você que está se perguntando sobre o que fazer para alavancar suas vendas, ou está pensando no planejamento estratégico para o próximo ano, tenha certeza de que as ofertas de supermercados estão na lista dos investimentos de marketing mais promissores. Mas é preciso saber lidar com elas, pois quem estará à frente do sucesso das promoções será o consumidor.

Por isso, resolvi escrever este artigo pra falar justamente sobre estas novas tendências de promoções – cada vez mais criativas – voltadas pra chamar a atenção dos consumidores  atentos à estas ofertas.

Mudanças no comportamento do consumidor

Hoje em dia as pessoas têm acesso à informações de forma fácil e rápida. Sabem praticamente tudo sobre produtos, bens de consumo, serviços, tecnologias e preços. Sim, hoje é muito fácil ter acesso à concorrência de preços de inúmeras lojas antes mesmo de sair de casa. A informação chega de forma rápida quase que todos os dias. São anúncios, encartes, pesquisas na internet, mensagens de texto, redes sociais, etc. Todos estes canais são consultados diariamente pelo consumidor. Consumidor este que já sai de casa com a lista de compras e vai direto para o ponto de venda comprar seus produtos.

Mas, como o assunto aqui é diretamente ligado às ofertas de supermercados, vou tentar direcionar o artigo mais para este contexto, mas quero deixar registrado que estas dicas podem – e devem – ser aplicadas em qualquer segmento de varejo, sem problema algum.

Quanto mais ofertas melhor

Adote o termo “mais é muito mais”. Quando o assunto é divulgar as ofertas de supermercados estamos falando de milhares de ítens sendo oferecidos e comprados todos os dias. Bens de primeira necessidade são os mais consumidos e, portanto, os mais procurados. Tenha o maior número deste tipo de produto em seus quadros de ofertas. O ponto de venda é o canal de marketing mais poderoso para supermercados. Por mais que existam outras divulgações sendo feitas, é dentro da loja que o consumidor vai se decidir por comprar os produtos ou não. Por isso, suas ofertas precisam estar bem expostas, claras e com diferenciais que chamem a atenção de quem passa pelos corredores.

Se você tem um tablóide periódico, procure identificar todas as ofertas expostas nele também dentro do supermercado. É importante fazer com que o consumidor olhe para as gôndolas e não para a lista de preços que ele está levando em mãos. Ele precisa ser informado das ofertas que não estão na lista e se surpreender. Lembre-se de que 70% das decisões de compras por impulso são feitas dentro da loja.

Ofertas de supermercados precisam ser claras e objetivas

A pior coisa que pode acontecer quando o consumidor está se decidindo por comprar um produto, é a falta de clareza na informação. Diariamente as pessoas são confundidas por etiquetas colocadas em espaços vazios da gôndola, cartazes escritos de forma confusa, falta de informação sobre produtos mais específicos, confusão na cor das embalagens, marcas trocadas, preços errados, etc. E você sabe que isso, além de ser prejudicial para a imagem do supermercado, acaba gerando desconforto no consumidor que, na dúvida, pode sair da loja sem nada.

Por isso, quando as ofertas de supermercados são elaboradas, precisam ser expostas pensando no consumidor que vai ler. Cartazes muito distantes dificultam a leitura, ainda mais quando a caligrafia não ajuda. Pense no açougue que, geralmente, exibe as promoções em cartazes ou quadros identificando a carne e o preço. Quantas vezes o consumidor acaba comprando sem perguntando o preço pois não conseguiu ler no cartaz?

Esqueça os padrões e seja criativo

As ofertas de supermercados estão caindo na mesmice. Se você reparar, a maioria ainda insiste em fazer os mesmo tipos de cartazes, as mesmas promoções todas as semanas, o mesmo tipo de letra, a mesma cor de papel, etc. A dica que eu dou aqui é: mude para ser visto. As pessoas adoram ler informações criativas. Ver coisas novas faz com que as pessoas mudem seu comportamento. Tudo que é inovador agrada aos olhos do consumidor.

Por isso, inove nas características de seus cartazes. Adote práticas modernas de exibição. Gaste menos tempo produzindo cartazes, com a possibilidade de expôr mais produtos em sua loja sem se tornar uma poluição visual. Dê vida para suas ofertas de supermercados utilizando temas sazonais, crie campanhas específicas e setorizadas dentro de sua loja, identificando que determinadas ofertas fazem parte daquela campanha.

Saiba quanto está gastando com ofertas de supermercados

De nada adianta adotar padrões inovadores se não soubermos quanto estamos gastando para divulgar estas promoções. Comece fazendo um levantamento simples: quantas ofertas você faz por semana, quantas são expostas na loja e quantas você gostaria de divulgar. Digo isso pois nos estudos que fizemos, detectamos que grande parte dos supermercadistas do Brasil têm problemas em divulgar todos os produtos que estão no tablóide de ofertas. Isso demandaria um custo com produção muito elevado, inviabilizando promover todos os produtos que gostariam, pois a limitação de produção de um cartazista acaba sendo o ponto principal na falta de exibição das ofertas.

Criação de cartazes

Uma última dica valiosa

Para concluir, quero deixar uma última dica: procure seus diferenciais. Isso mesmo! Seja diferente do seu concorrente. Existem muitos supermercados fazendo a mesma coisa. Procure ser mais atencioso com suas ofertas. Esteja seguro de que o consumidor está tendo acesso à informação de forma clara. Faça suas ofertas de supermercados serem as mais atraentes não só no preço, mas também na qualidade de apresentação. Faça seus clientes se apaixonarem por seu supermercado. Dê a eles mais opções de escolha para se tornar a escolha deles. Faça sua marca ser lembrada como uma marca inovadora e preocupada em oferecer o melhor pro seu consumidor. Dessa forma você vai ter resultados animadores e certamente seu supermercado irá crescer.