85% dos brasileiros frequentam os supermercados 4 vezes por semana, em média. Mas, para sustentar essa relação, a experiência precisa ser agradável e eficiente.
Os consumidores de hoje, em especial do varejo alimentar, têm um perfil bem diferente dos de décadas atrás. Eles estão mais empoderados e tem maior poder de pesquisa para escolher os canais de compra. Nessa realidade, entender melhor o que o cliente espera de um supermercado faz todo o sentido.
Diante deste cenário, queremos lhe fazer duas perguntas:
- Você, se sente seguro em relação às suas ofertas?
- Sabe quais são as características que o consumidor mais valoriza em seu estabelecimento?
Se você ficou na dúvida, ou deseja confirmar suas hipóteses, vale a pena conferir estas dicas que separamos para você neste artigo.
Saiba o que o cliente espera de um supermercado
Pensar menos nas vendas e mais no fator humano é um ponto decisivo quando a intenção é satisfazer o consumidor. Isso irá fortalecer o relacionamento com seu cliente e blindar seu negócio contra as outras opções disponíveis (concorrentes, internet, aplicativos, etc).
Seguindo esse raciocínio, aqui vão 4 fatores que revelam o que o cliente espera de um supermercado, que talvez você ainda não tenha conhecimento.
Uma relação de confiança
A consistência entre o seu discurso e aquilo que você pratica é um ponto crucial para que você mantenha uma relação de confiança com clientes, fornecedores e colaboradores.
É isso que vai gerar uma reputação positiva para o seu supermercado. E ainda, vai determinar a forma com que as pessoas interagem e tomam as decisões de compra dentro da sua loja.
É por isso que dar atenção à sinalização dos preços é tão importante. Caso o cliente se sinta confuso, não vai ter confiança para realizar a compra.
Nessas horas, um simples erro pode ser crucial, levando o consumidor ao rompimento da relação que ele tem com seu supermercado
Uma experiência agradável
Há pouco tempo atrás, as empresas nutriam uma relação impessoal com seus clientes, fazendo com que as razões econômicas ganhassem mais destaque.
Hoje o cenário é bem diferente. A experiência do cliente no processo de compra ganhou mais importância e, agora, está no topo das prioridades.
Portanto, é preciso trabalhar o seu ponto de venda de modo que os visitantes tenham uma experiência agradável neste ambiente e encontrem facilmente o que buscam ali.
A limpeza e a organização das gôndolas são itens básicos, porém decisivos para que o cliente queira comprar de você.
São detalhes relevantes e que ajudam a formar a percepção de qualidade na mente do consumidor. E o mais importante: fazem com que os clientes tenham a sensação de bem-estar no seu supermercado e queiram voltar.
Uma resposta rápida
O consumidor de hoje é mais ansioso, pois parte da sua rotina é influenciada pelos recursos tecnológicos. O dia a dia dele é marcado pelo uso de dispositivos variados, aliados com o autoatendimento em outros setores.
Por isso, eficiência e agilidade são características muito valorizadas no supermercado. Quanto mais fácil as coisas forem para o cliente, melhor. Ele quer encontrar os produtos que procura de forma rápida, sem perder de tempo.
Portanto, organize as gôndolas em torno destes parâmetros a fim de passar o máximo de informações relevantes sobre os produtos e aumentar as chances de compra.
Usar cartazes de oferta para dar respostas sobre as diferenças de preços e marcas, mostrar quais produtos podem ajudar nas tarefas domésticas, informar quais oferecem mais praticidade e os melhores preços, são apostas interessantes.
Uma solução para os seus problemas
As pessoas são diferentes. Têm hábitos, desejos e necessidades específicas. Para cada faixa etária e comportamento, existem jeitos diferentes de consumir.
Portanto, para saber o que o cliente espera de um supermercado, não tem jeito, é preciso conhecê-lo. Só assim será possível criar as interações e pensar em estratégias diferenciadas para atendê-lo.
Ser proativo, no entanto, não significa que você deva deduzir o que o cliente quer, antes de perguntá-lo.
Quando você se preocupa mais em vender do que em resolver o problema do cliente, muita coisa pode dar errado.
Comece a criar e atualizar um banco de informações, mantendo um cadastro atualizado com os desejos e preferências de quem compra em seu supermercado. Utilize estas informações para criar ofertas bem direcionadas, de acordo com o que seus clientes pedem.
Evite fazer seu cliente perder tempo na hora de comprar. Por isso, não esqueça de fazer com que estas ofertas estejam bem localizadas, com acesso facilitado.
Para concluir
Como você pode ver, além do interesse nos produtos, o relacionamento mais aproximado e humano, tem como consequência a satisfação do seu cliente.
Pense além das vendas e ajude seu cliente a comprar melhor. Isso é o que o cliente espera de um supermercado.