A divulgação de ofertas de produtos no varejo, além de ser muito importante, é muito eficaz. Porém, saber se ela será bem sucedida ou um fracasso está nos detalhes.
O layout de cartazes e a forma que você utiliza para comunicar uma oferta, fazem muita diferença na venda de um produto. Saiba o porquê!
Se você lida com o varejo supermercadista, certamente já se questionou sobre o impacto nas vendas que os cartazes que você utiliza são capazes de gerar.
Nestas andanças, certamente já procurou saber qual o peso que os cartazes têm em uma decisão de compra.
Ou ainda, pode ter se perguntado se existe uma cor ideal a ser utilizada e quais os melhores formatos de exibição.
Todas essas dúvidas são bem comuns, mas a respostas para elas não são tão simples quanto parecem.
Afinal, alcançar um resultado satisfatório envolve um ciclo constante de aprendizado. Sobretudo, sobre o seu consumidor e o perfil da região que a sua loja está inserida. Mas também, sobre os elementos visuais, a diagramação, e toda gama de informação que será transmitida nos seus impressos.
Descobrir o que faz um cartaz funcionar de verdade é a chave do sucesso
A primeira coisa que você tem a fazer é entender como funcionam esses mecanismos. Assim, pode saber o que cada elemento do seu layout pode trazer de resultado.
De antemão podemos te dizer: um cartaz bem elaborado pode não só aumentar -e muito- as suas vendas, como também trazer o cliente mais para perto.
Mas o contrário também é válido. Cartazes pouco atraentes, com visual poluído e com erros podem levar qualquer estratégia de venda ao fracasso.
Por isso, fique de olho e acompanhe este artigo até o final!
As responsabilidades da diagramação na experiência do consumidor
Por tudo o que falamos até aqui, não há dúvidas de que os cartazes de oferta são muito eficientes na comunicação com o cliente e no estímulo às vendas.
Mas, para isso, precisam comportar tudo aquilo que o seu consumidor espera, ou seja, precisam ser visualmente interessantes, ter informações claras, simples e fáceis de serem encontradas.
A diagramação tem uma grande responsabilidade para que você consiga chegar nesse objetivo.
Para acertar nesse quesito, você precisa garantir que as informações serão facilmente encontradas no seu layout. E essa questão se estende ao conteúdo. Ele precisa se mostrar relevante, não conter erros ortográficos e transmitir a sensação de que os preços são atrativos.
Junto do conteúdo, o seu layout vai precisar de um visual bem desenvolvido. Para isso, você pode usar de cores chamativas como o vermelho, amarelo, ou laranja. Estas cores estimulam as áreas do nosso cérebro responsáveis pela atenção, apetite, ânimo e até felicidade.
Portanto, valem a experimentação, assim como o uso de imagens do produto. Elas podem mostrar de forma mais clara o produto, facilitando a identificação e acesso a ele na gôndola.
O que ganhamos ao criar cartazes de ofertas mais atraentes?
Agora você já sabe dos impactos da diagramação no resultado dos seus cartazes. Logo, chegou a conclusão de que prestar atenção em alguns detalhes é essencial. Afinal, elementos como cor, tipo e tamanho da letra, informações e imagem do produto são imprescindíveis. Sobretudo para fazer o layout de cartazes funcionar corretamente.
Tudo para manter a legibilidade e a uniformidade da mensagem, para vender mais e melhor.
Mais e mais benefícios
Se você acha que os benefícios de investir em um bom layout de cartazes param por aí, saiba que a lista é bem maior. Confira:
- Além de alavancar as vendas, os cartazes estreitam o relacionamento com o cliente
- Acabamentos bem feitos, diferentes daqueles feitos com pincel atômico e cartolina, zelam pela reputação e fortalecem a imagem do seu negócio
- Cartazes atraentes estimulam os clientes a buscar novas oportunidades, experimentar mais e encher o carrinho
- Cartazes objetivos e cativantes facilitam a compreensão da mensagem e transmitem profissionalismo
- Usando programas específicos para criar cartazes você reduz custos e aumenta a rentabilidade do seu supermercado.
Como você pode ver, existem motivos de sobra para tratar com mais profissionalismo o layout de cartazes de oferta no seu supermercado. E aí, que tal começar hoje mesmo?
Se precisar, pode contar com o melhor sistema para criação e impressão de cartazes de oferta do mercado. Conheça e experimente o ByPrice!