Uma rede social que deixou de ser apenas para publicação de fotos e se tornou um forte aliado de marketing e vendas para as empresas. Hoje, o Instagram é a segunda rede social mais utilizada no Brasil, ficando atrás apenas do Facebook.
O Instagram já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários no mundo. Só no Brasil, são mais de 50 milhões de pessoas que acessam a rede social diariamente. Por este motivo, muitos supermercadistas já estão enxergando uma excelente oportunidade de relacionamento com seu público, projetando um possível crescimento nas vendas.
Em 2016 o aplicativo tornou a experiência dos usuários muito mais profissional. O Instagram for Business (Instagram para negócios), passou a disponibilizar a criação de um perfil comercial, oferecendo aos empresários, a possibilidade de ter acesso ao tipo de usuário da rede social que interage com a sua empresa.
Agora, a partir destas informações, é possível entender melhor as preferências dos usuários, saber quais os horários que costumam acessar a rede social, quais os conteúdos que mais interessam a eles, entre outros dados.
Saiba aproveitar os recursos do Instagram para negócios no seu supermercado
A seguir, vamos apresentar ótimas dicas para você começar a fazer o Instagram do seu supermercado virar referência na rede social. Acompanhe.
Transforme seu perfil pessoal em comercial
A diferença entre o perfil pessoal e um perfil comercial do Instagram é que, no comercial, você pode adicionar botões com seu contato, endereço e obter métricas que vão lhe ajudar a ter mais engajamento. Além disso, você pode promover suas publicações e até vender dentro do aplicativo.
Através do perfil comercial do Instagram, você saberá qual público está te acompanhando, pode melhorar o horário de postagens e otimizar o conteúdo que você posta na rede. Para ter sucesso, você precisa estudar essas métricas e testar a preferência do seu público.
Organize seu Feed
Tenha certeza de que o seu seguidor olha tudo. Por isso, capriche nos detalhes para que você conquiste o gosto dele para tê-lo como possível cliente.
Publique fotos harmônicas, organizadas, de alta qualidade, e varie entre postagens institucionais, fatos rotineiros e postagens com objetivos comerciais.
Não se esqueça de que o seu perfil precisa estar alinhado com o conteúdo das suas fotos e a identidade visual do seu supermercado.
Planeje o que você vai divulgar
Se você é daqueles que não faz publicações todos os dias, precisa planejar seu conteúdo, planejar seu feed e planejar os dias de postagem. Por outro lado, se você posta todos os dias, precisa planejar o que será postado durante a semana para que não falte nada. Fique atendo ao tipo de publicação também, garantindo que não fiquem publicações semelhantes umas próximas das outras.
Não deixe para fazer as fotos na hora da postagem. Separe um tempo para cuidar desses detalhes, afinal, elas são um forte apelo para este tipo de canal de vendas.
Tenha bom conteúdo
O conteúdo precisa ser sempre relevante para os seus seguidores. Ele pode conter dicas de uso, ser comercial e, ainda, misturar conteúdo de valor e oferta.
- Conteúdo de puro valor: você dá “apenas” dicas de determinado produto ou serviço
- Conteúdo de convite: chame seu seguidor para conhecer o produto, seu estabelecimento e lhe faça ofertas para atrair e transformar esse seguidor em cliente
- Conteúdo de valor e convite: fale do produto e chame seu seguidor para conhecer
Venda direto pelo Instagram
Sim, pode comemorar, pois isso já é possível, desde que você siga algumas regras. Abaixo vamos apontar 3 delas, que consideramos ser as principais:
- Ter um perfil comercial no Instagram e uma Fanpage no Facebook
- Vender apenas produtos que estejam de acordo com as políticas comerciais da rede social
- Ter um site de compra (e-commerce) para integrar seus produtos com o seu perfil comercial no Instagram
Nesse ambiente você pode escolher se deseja que as pessoas finalizem a compra via mensagem ou sejam direcionadas para um outro site (que seria, no caso, a loja virtual do seu supermercado).
Porém, caso você não queira fechar essa venda de forma manual, nem tem interesse em investir em um e-commerce, existem aplicativos que podem te ajudar. A ferramenta Bagy é um exemplo e pode ser interessante nestes casos.
Utilize Hashtags
As hashtags são ferramentas que atraem seguidores interessados em um assunto específico. Uma vez que seu perfil comercial seja público, o uso de hashtags torna seus posts visíveis para todos que seguem ou pesquisam sobre o assunto.
Pesquise as hashtags para seu perfil e utilize as que descrevam a foto que está publicando.
Para que suas hashtags sejam encontradas, você pode utilizar elas dentro do texto da publicação, no final da publicação ou até mesmo no primeiro comentário da foto.
Saiba utilizar os Stories
Mais de 250 milhões de stories são postados diariamente. E você pode usar esse recurso para compartilhar seu dia a dia, promoções, o interior do seu negócio e outras ações.
Perfil que posta stories tem mais engajamento. Você pode utilizar hashtags e localização para que outras pessoas que não te seguem possam te encontrar.
Cada storie fica ativo por 24 horas, depois ele é apagado automaticamente. Então, utilize esse espaço para publicar ofertas relâmpago, promoções do dia, depoimento de clientes, atividades dos colaboradores, dicas de consumo para determinados produtos, etc. Use e abuse da sua criatividade.
Porém, deixe esse espaço mais humanizado. Pessoas querem saber de pessoas, lembre-se sempre disso. Não utilize os stories apenas para publicar ofertas.
Tenha seguidores de qualidade
Já passamos do tempo em que o número de seguidores era mais relevante. Hoje ele é importante sim, porém, é mais importante a qualidade do seu seguidor e não a quantidade. Qualidade tende a virar cliente, quantidade apenas dá volume e desengajamento.
Com essas dicas você aumenta bastante as chances do seus seguidores virarem clientes, porém, como em todo negócio, o sucesso não vem da noite para o dia, é preciso ter dedicação ao trabalho e disciplina. Com o Instagram não é diferente, você precisa cuidar dele de forma recorrente e entender mais do seu cliente do que do seu negócio.