Algumas estratégias têm o poder de alterar a percepção dos consumidores a respeito dos preços, fazendo-os acreditar que estão comprando mais por menos.
Você já deixou de comprar um produto porque o achou caro demais? Ou ainda, já encheu o carrinho aproveitando-se de ofertas imperdíveis? Nas duas situações, é bem provável que você tenha sido influenciado – mesmo sem saber – por uma estratégia de preço psicológico.
Quando bem implementadas, essas técnicas são capazes de aumentar – e muito – as vendas de um estabelecimento.
Mas, engana-se quem pensa que só o tamanho do desconto importa. A forma como você cria e divulga a oferta tem tanto peso quanto o preço, propriamente dito.
É por isso que conhecer o efeito psicológico dos preços é tão importante.
Veja a seguir um pouco mais sobre este assunto, para entender como neutralizar a razão e fazer o cliente comprar mais de você!
Como tornar as ofertas irresistíveis com uma boa estratégia de preço psicológico
Até aqui você já entendeu porque é importante usar a estratégia de preço psicológico para fisgar a atenção dos consumidores e conseguir boas vendas. Agora vem o mais importante: saber como usá-las, na prática.
Pensando nisso listamos algumas das principais técnicas que você precisa conhecer para criar uma promoção de sucesso.
Princípio fundamental da ciência dos preços
As relações de consumo sofrem influência de questões racionais e emocionais. Nessa dinâmica, para vender mais e ainda deixar os clientes felizes na compra, é preciso neutralizar a razão, dando motivos para que ela aceite a aquisição.
Assim, é preciso focar na emoção, fazendo com que ela dê sentido à compra, ou seja, ative nesse consumidor a sensação de vantagem. Mas e na prática, como é possível fazer isso?
Valores quebrados
Preços quebrados acabam chamando mais a atenção do consumidor, fazendo-o acreditar que o produto é mais barato.
Um exemplo bem tradicional é o famoso 99. Isso acontece porque, geralmente, os clientes prestam mais atenção nos dois primeiros dígitos, sem dar muita importância para o que vem depois da vírgula. Assim, ao ver um produto que custa R$ 49,99 o cliente está mais inclinado a ver 49,00 ao invés de 50,00.
Desconto real versus porcentagem
Muitas pessoas que trabalham com varejo ficam em dúvida sobre a melhor forma de oferecer desconto: mostrar o valor real ou o percentual do desconto.
Saiba que existe uma fórmula para isso. Ela diz que, quando o valor do produto é maior que 100, você deve frisar o valor real. E, caso seja menor que 100, você deve mostrar o valor em percentual.
Isso acontece porque o cérebro nos engana, fazendo com que acreditemos que o desconto apresentado dessa forma é maior.
Preço por quantidade
A essência dessa estratégia está em fazer o consumidor gastar mais, em nome do economizar dinheiro. É o caso das famosas promoções “leve 3 pague 2” e das que incluem um brinde na compra, tipo “compre um café e leve um coador de brinde”.
Apesar de já estarem popularizadas, estas estratégias vendem. Afinal, fazer um bom negócio é recompensador para o nosso cérebro.
Compra parcelada
Parcelar a compra é um hábito bastante comum do consumidor. Em geral, as pessoas calculam se o valor da parcela cabe no bolso, e não o valor final do produto.
Ao fazer isso, nosso cérebro fica com a sensação de que o produto não é tão caro quanto parece e, por isso, as chances de comprarmos o produto aumentam.
Para ir além na sua estratégia
De acordo com o que você leu até aqui, o consumidor sempre está em busca de bons negócios, afinal, ninguém gosta de ter a sensação de culpa ao gastar dinheiro, principalmente, em épocas onde o bolso costuma estar mais vazio, como é o caso do final do mês.
Portanto, se quiser ter sucesso na sua estratégia de preço psicológico, deixe os melhores descontos para as últimas semanas do mês.
E acima disso: conheça o seu consumidor para certificar-se de que as suas promoções serão bem aceitas e facilmente entendidas por eles.
Ao conhecer a sua realidade, as vendas serão uma consequência. Faça testes e avalie quais estratégias trazem o melhor resultado para o seu negócio.