Por ser um dos investimentos de melhor custo-benefício no ponto de venda, o cartaz merece seu tempo e dedicação. Mas só no início, porque em pouco tempo tudo será mais rápido e fácil!
Já falamos aqui sobre a importância dos cartazes promocionais e demos algumas dicas iniciais de design de cartazes. Mas pela importância do tema, é importante nos aprofundarmos ainda mais.
Desta vez trazemos dicas mais avançadas, para aqueles que buscam extrair o máximo dessa estratégia de marketing de PDV.
Os cartazes promocionais são tão eficientes por três motivos principais:
- Eles podem ser facilmente criados, testados e substituídos, e com custo baixo;
- Comunicam suas ofertas de forma direta, sendo excelentes para promoções de prazos mais curtos;
- São voltados para consumidores que já estão no local, e com a intenção de comprar.
Vamos conferir agora como você pode otimizar ainda mais o design de cartazes promocionais com o objetivo de melhorar estes aspectos.
1 – Antes do design de cartazes vem o briefing
Um briefing é a melhor forma de conhecer o público-alvo e a também a parte mais importante do processo de criação gráfica.
Trata-se de um documento com respostas para as seguintes questões, dentre outras:
- Qual é o objetivo do design?
- Para quem ele será criado?
- O que quero vender, informar ou promover?
- O que quero que o público perceba neste design?
- Onde o cartaz será colocado?
- Por quanto tempo ele ficará exposto?
As respostas, desde que completas, irão nortear de forma assertiva o trabalho de criação dos seus cartazes promocionais.
Antes de arregaçar as mangas para começar o trabalho de design de cartazes, converse com clientes e colaboradores e tente colher o máximo de informações possível.
2 – Objetividade
Um cartaz sobrecarregado de informações é o pior erro que pode ser cometido no design.
Por outro lado, evitar o exagero de informações é a melhor forma de atrair o seu consumidor.
O excesso de cores, imagens, textos e fontes pode acabar cansando a leitura, ocasionando o efeito contrário ao pretendido.
Você terá o dobro ou triplo do trabalho pela metade, ou menos, da atenção. É o que os designers chamam de uma peça que “vira paisagem”. Ela está ali, mas ninguém liga.
Por isso, foque em eleger e transmitir somente uma mensagem principal. O cartaz deve ser claro e objetivo: menos é mais.
3 – Imagens
Se uma imagem comunica melhor as características de um produto, oferta ou promoção do que um texto, não hesite em usá-la.
Muitas marcas dão preferência a imagens, sejam elas fotos ou ilustrações.
Mas para ter a eficiência desejada, é necessário selecionar imagens que realmente transmitem uma mensagem clara.
Se esse não for o caso, a melhor opção é “casar” textos e imagens, da forma tradicional.
Mesmo assim, escolha boas imagens. Por exemplo: uma garrafa de cerveja que destaca o “suor” em sua superfície é muito mais impactante do que uma foto padrão de catálogo do mesmo produto.
Se sua intenção é trabalhar desta forma, opte por uma imagem de qualidade e não economize no espaço destinado a ela!
4 – Identidade
Iniciantes no design de cartazes costumam utilizar modelos prontos. Mesmo quando se aventuram na criatividade, acabam usando técnicas genéricas, já consagradas.
Mas para dar um passo além é preciso formar uma identidade visual própria. Se o seu estabelecimento já tem uma identidade visual definida, com esquema de fontes e cores, e um bom logotipo, é interessante seguir o mesmo padrão nos cartazes promocionais.
Mesmo que seu varejo não tenha essa identidade, tente padronizar os materiais criados para que os clientes associem o visual à sua marca. Isso transmite profissionalismo e facilita o trabalho do marketing.
Seu negócio passará rapidamente a ser mais notado se as suas peças, incluindo cartazes promocionais, “casarem” o aspecto visual à personalidade da empresa.
Explicando com um exemplo: uma loja sofisticada de sapatos não usa cartazes grandes e chamativos destacando preços. Em vez disso são utilizados elementos e cores mais discretos, destacando a grife, por exemplo.
Por isso, reforçamos: se você tiver uma identidade visual, qualquer trabalho de design deve estar subordinado a ela.
5 – Referências
Vamos falar de criatividade? A última lição de design de cartazes é a mais difícil e complexa, mas também a mais prazerosa e gratificante.
Muitas pessoas acham que não são criativas. Na verdade, elas só precisam estar atentas às inúmeras referências. Ser criativo é associar ideias com facilidade.
Muitas vezes você pode encontrar inspiração em coisas que nem imaginava.
Filmes, livros, músicas, redes sociais, revistas e histórias ouvidas de desconhecidos estão entre as maiores fontes de ideias.
Por isso, quanto mais experiência, vivência e curiosidade você tiver, mais fácil será exercer sua criatividade na hora de criar um design. Basta lembrar de suas referências e associá-las.
Anote tudo o que achar interessante. Depois use esse banco de informações para criar seus cartazes promocionais.
Porém, a atenção do cliente precisa ser um dos principais objetivos do seu cartaz, lembre-se disso.
Outra forma de utilizar referências é fazendo benchmarking. Basta fazer uma análise da concorrência, estudando quais padrões, cores e layouts são mais utilizados.
Mas atenção: a ideia é apenas para servir como inspiração e seguir tendências de mercado. Jamais copie ideias!
Comece agora o design de cartazes!
Agora que você conheceu nossas dicas de design de cartazes, que tal vê-las aplicadas na prática? Nosso álbum de fotos no Instagram e Facebook estão cheios de bons cartazes promocionais para você se inspirar.
Depois experimente nossas dicas na prática e nos conte os resultados aqui nos comentários. E compartilhe este post nas redes sociais com seus colaboradores!
Índice
- Por ser um dos investimentos de melhor custo-benefício no ponto de venda, o cartaz merece seu tempo e dedicação. Mas só no início, porque em pouco tempo tudo será mais rápido e fácil!
- 1 - Antes do design de cartazes vem o briefing
- 2 - Objetividade
- 3 - Imagens
- 4 - Identidade
- 5 - Referências
- Comece agora o design de cartazes!