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data 31 de janeiro de 2020

Por ser um dos investimentos de melhor custo-benefício no ponto de venda, o cartaz merece seu tempo e dedicação. Mas só no início, porque em pouco tempo tudo será mais rápido e fácil!

Já falamos aqui sobre a importância dos cartazes promocionais e demos algumas dicas iniciais de design de cartazes. Mas pela importância do tema, é importante nos aprofundarmos ainda mais.

Desta vez trazemos dicas mais avançadas, para aqueles que buscam extrair o máximo dessa estratégia de marketing de PDV.

Os cartazes promocionais são tão eficientes por três motivos principais:

  • Eles podem ser facilmente criados, testados e substituídos, e com custo baixo;
  • Comunicam suas ofertas de forma direta, sendo excelentes para promoções de prazos mais curtos;
  • São voltados para consumidores que já estão no local, e com a intenção de comprar.

Vamos conferir agora como você pode otimizar ainda mais o design de cartazes promocionais com o objetivo de melhorar estes aspectos.

1 – Antes do design de cartazes vem o briefing

Um briefing é a melhor forma de conhecer o público-alvo e a também a parte mais importante do processo de criação gráfica.

Trata-se de um documento com respostas para as seguintes questões, dentre outras:

  • Qual é o objetivo do design?
  • Para quem ele será criado?
  • O que quero vender, informar ou promover?
  • O que quero que o público perceba neste design?
  • Onde o cartaz será colocado?
  • Por quanto tempo ele ficará exposto?

As respostas, desde que completas, irão nortear de forma assertiva o trabalho de criação dos seus cartazes promocionais.

Antes de arregaçar as mangas para começar o trabalho de design de cartazes, converse com clientes e colaboradores e tente colher o máximo de informações possível.

2 – Objetividade

Um cartaz sobrecarregado de informações é o pior erro que pode ser cometido no design.

Por outro lado, evitar o exagero de informações é a melhor forma de atrair o seu consumidor.

O excesso de cores, imagens, textos e fontes pode acabar cansando a leitura, ocasionando o efeito contrário ao pretendido.

Você terá o dobro ou triplo do trabalho pela metade, ou menos, da atenção. É o que os designers chamam de uma peça que “vira paisagem”. Ela está ali, mas ninguém liga.

Por isso, foque em eleger e transmitir somente uma mensagem principal. O cartaz deve ser claro e objetivo: menos é mais.

3 – Imagens

Se uma imagem comunica melhor as características de um produto, oferta ou promoção do que um texto, não hesite em usá-la.

Muitas marcas dão preferência a imagens, sejam elas fotos ou ilustrações.

Mas para ter a eficiência desejada, é necessário selecionar imagens que realmente transmitem uma mensagem clara.

Se esse não for o caso, a melhor opção é “casar” textos e imagens, da forma tradicional.

Mesmo assim, escolha boas imagens. Por exemplo: uma garrafa de cerveja que destaca o “suor” em sua superfície é muito mais impactante do que uma foto padrão de catálogo do mesmo produto.

Se sua intenção é trabalhar desta forma, opte por uma imagem de qualidade e não economize no espaço destinado a ela!

4 – Identidade

Iniciantes no design de cartazes costumam utilizar modelos prontos. Mesmo quando se aventuram na criatividade, acabam usando técnicas genéricas, já consagradas.

Mas para dar um passo além é preciso formar uma identidade visual própria. Se o seu estabelecimento já tem uma identidade visual definida, com esquema de fontes e cores, e um bom logotipo, é interessante seguir o mesmo padrão nos cartazes promocionais.

Mesmo que seu varejo não tenha essa identidade, tente padronizar os materiais criados para que os clientes associem o visual à sua marca. Isso transmite profissionalismo e facilita o trabalho do marketing.

Seu negócio passará rapidamente a ser mais notado se as suas peças, incluindo cartazes promocionais, “casarem” o aspecto visual à personalidade da empresa.

Explicando com um exemplo: uma loja sofisticada de sapatos não usa cartazes grandes e chamativos destacando preços. Em vez disso são utilizados elementos e cores mais discretos, destacando a grife, por exemplo.

Por isso, reforçamos: se você tiver uma identidade visual, qualquer trabalho de design deve estar subordinado a ela.

5 – Referências

Vamos falar de criatividade? A última lição de design de cartazes é a mais difícil e complexa, mas também a mais prazerosa e gratificante.

Muitas pessoas acham que não são criativas. Na verdade, elas só precisam estar atentas às inúmeras referências. Ser criativo é associar ideias com facilidade.

Muitas vezes você pode encontrar inspiração em coisas que nem imaginava.

Filmes, livros, músicas, redes sociais, revistas e histórias ouvidas de desconhecidos estão entre as maiores fontes de ideias.

Por isso, quanto mais experiência, vivência e curiosidade você tiver, mais fácil será exercer sua criatividade na hora de criar um design. Basta lembrar de suas referências e associá-las.

Anote tudo o que achar interessante. Depois use esse banco de informações para criar seus cartazes promocionais.

Porém, a atenção do cliente precisa ser um dos principais objetivos do seu cartaz, lembre-se disso.

Outra forma de utilizar referências é fazendo benchmarking. Basta fazer uma análise da concorrência, estudando quais padrões, cores e layouts são mais utilizados.

Mas atenção: a ideia é apenas para servir como inspiração e seguir tendências de mercado. Jamais copie ideias!

Comece agora o design de cartazes!

Agora que você conheceu nossas dicas de design de cartazes, que tal vê-las aplicadas na prática? Nosso álbum de fotos no Instagram e Facebook estão cheios de bons cartazes promocionais para você se inspirar.

Depois experimente nossas dicas na prática e nos conte os resultados aqui nos comentários. E compartilhe este post nas redes sociais com seus colaboradores!

Aumente suas vendas com estas dicas para criação de cartazes para sua loja