byprice
data 19 de abril de 2016

Os cartazes de ofertas no varejo certamente são um importante aliado para alcançar o sucesso nas vendes que se almeja.

Embora maioria das pessoas busquem economizar, a experiência de compra é um forte concorrente dos preços baixos.

Assim que o cliente põe os pés dentro da loja, seus 5 sentidos serão bombardeados de informação, e tudo irá influenciar na sua decisão de compra. Até mesmo as compras por impulso e a taxa de fidelidade são afetadas por esses fatores.

Música agradável, aromas sutis, belas imagens e até uma decoração aconchegante são fatores que podem fazer com que aqueles centavos a mais que ele irá pagar por este conforto não façam diferença. Normalmente, é isso que faz com que um cliente goste de comprar em determinado lugar.

Experiência de compra em si é um tema que aborda assuntos como gerenciamento de categorias, orientação de funcionários, conhecimento do público-alvo, ambientação, fidelização de clientes, entre outros.

Nesse post abordaremos um fator visual: cartazes promocionais. Aprenda como você pode fazer para deixar suas promoções mais agradáveis visualmente, gerando mais satisfação e conforto.

Por que investir na experiência de compra com cartazes promocionais?

Você já passou pela experiência ou conhece alguém que comprou um produto e depois de alguns dias descobriu que o mesmo produto estava muito mais barato, no mesmo supermercado? Isso é mais comum do que você imagina, porém, é uma das coisas que mais irrita o consumidor: O sentimento de mal negócio.

Mesmo que o cliente já tenha feito um bom negócio anteriormente, aquela sensação de perda fica ecoando em seus ouvidos, e o bom negócio que havia feito já não parece mais tão bom assim.

Isso acontece também nos corredores de um supermercado. Ninguém gosta de descobrir que perdeu uma super promoção em seu supermercado habitual. Ainda mais quando sequer achou onde estava essa promoção. A experiência de compra que o cliente teve anteriormente, aos poucos, vai se desligando e tende a migrar pro lado negativo.

O cliente vai se sentir lesado porque você não soube informar corretamente a promoção, e isso se torna uma experiência ruim de compra.

Na próxima vez que ele for fazer compras no seu estabelecimento (se for), não será uma experiência despreocupada e relaxante. Ele ficará preocupado, temendo estar perdendo mais promoções. Portanto, você precisa entender como é importante melhorar e investir em cartazes promocionais, procurando exibir todos os produtos de sua campanha periódica em cartazes nos corredores da loja. Isso fará com que o cliente tenha a sensação de que aquele lugar tem promoções praticamente todos os dias, em todos os corredores.

Adicione imagens do produtos no cartazes promocionais

No mundo moderno, além dos cartazes promocionais terem que competir pela atenção dos clientes com a própria ambientação da loja (pessoas, distrações, informação, etc), ainda precisam lutar contra os celulares, tablets e smartphones. As pessoas caminham entretidas com suas redes sociais, e-mails, etc. Já sabem o que querem comprar no supermercado e, geralmente, só levantam a cabeça na hora de encontrar o produto que procuram.

É aí que entram os cartazes promocionais: quanto mais, mais atenção irão chamar e os produtos em promoção despertam o interesse do consumidor, fazendo com que eles deixem os aparelhos celulares de lado para interagirem com os produtos em oferta. Nessa hora, sem perceber, o cliente estará colocando seu subconsciente em ação e começa um trabalho de conquista por parte das ofertas exibidas. A compra por impulso é acionada e o cliente acaba levando alguns produtos a mais do que pretendia comprar.

Faça o cliente se sentir em casa

O cérebro humano precisa só de 13 milissegundos para processar uma imagem. Em um piscar de olhos uma imagem transmite emoções, aguça sentidos e traz lembranças.

Estratégias modernas alinham imagens e textos para capturar e reter a atenção de clientes para gerar motivação a partir de sentimentos. Isso acontece porque a assimilação e retenção da informação acontece de forma subliminar. Ou seja, ao ver um belo e suculento filé, não precisamos buscar na memória que em um certo dia, em um certo lugar, com certa pessoa, tivemos uma excelente refeição. Nosso cérebro faz isso de forma automática.

Dentro de um processo de experiência de compra, já está comprovado que uma imagem ajuda a vender produtos. Por isso que em seus cartazes promocionais, você poderá utilizar imagens do produto sendo utilizado ou somente mostrando a embalagem. Isso servirá de ajuda para o cliente localizar o produto na prateleira e, dependendo do tamanho e apelo do cartaz, ver facilmente de uma certa distância.

Cuidado com a poluição visual

É muito importante não se empolgar na hora de escolher as imagens. Prefira sempre imagens limpas e com boa qualidade. Livre-se da dificuldade no entendimento como, por exemplo, dois produtos em uma mesma imagem. O produto em promoção sempre deve estar evidenciado e em harmonia com o resto do cartaz. Sugerimos você baixar nosso eBook com as melhores práticas para criação de cartazes promocionais.

Agregue valor aos seus clientes

Nem todos os layouts são indicados para os mesmos produtos. Além disso, ver basicamente sempre a mesma coisa nos corredores pode cansar os consumidores. Variar os layouts e formas de apresentação dos cartazes irá despertar o interesse do consumidor em saber do que se trata aquela promoção.

Criar cartazes específicos e fugir do básico são atitudes que geram experiências únicas de compras para os consumidores. Já pensou como seria bacana para o seu cliente se ele, ao conferir um valor promocional de um produto, também aprendesse quais os benefícios para a saúde que aquele produto oferece?

Use a psicologia das cores no cartazes

As cores são um fator importantíssimo quando se trata de transmitir sentimentos. Grandes empresas planejam logotipos, campanhas, produtos e promoções cuidadosamente para transmitir o sentimento certo, de acordo com o objetivo esperado.

As cores que você não pode deixar de fora no cartazes são: Vermelho, amarelo e laranja. Não é necessário utilizar elas em todos os seus cartazes. Evite ser repetitivo quanto a isso, mas procure usá-las de acordo com cada situação.

  • Vermelho:  Sem dúvida a melhor cor para se usar em promoções de supermercados. O vermelho é uma cor quente que estimula ações e transmite sentidos de paixão e urgência. É perfeito para induzir compras por impulso. Além disso, o vermelho é a primeira cor que o olho humano reconhece.

Sensações transmitidas pelo vermelho:

  • Compre antes que acabe;
  • Aproveite essa oferta única;
  • Imperdível.

Outra dica é utilizar o vermelho em lanchonetes e restaurantes, pois estimular o apetite.

  • Amarelo: Usado para chamar a atenção, estimular o sentido do alerta. O amarelo é um ótimo sinalizador de que alguma informação deve ser notada.

Sensações transmitidas pelo amarelo:

  • Atenção;
  • Cuidado;
  • Urgente.

 

  • Laranja:  Outra cor excelente para sinalizar preços de promoções. A cor laranja é amigável e convidativa, e remete um pouco aos sentimentos estimulados pelo vermelho, porém com menos agressividade.

Sensações transmitidas pelo laranja:

  • Impulsividade;
  • Apelo à ação;
  • Confiança.

Posicione os cartazes de forma correta

O posicionamentos dos cartazes tem que ser feito de forma estratégica. Afinal, de nada adianta produzir o melhor cartaz do mundo se ele não chegar aos olhares dos clientes.

  1. Não amontoe os cartazes. Muita informação pode cansar e desinteressar os clientes;
  2. Mantenha os cartazes menores mais próximos dos produtos referenciados, assim os clientes não se perdem na hora de pegar o produto;
  3. Não coloque cartazes em locais difíceis de enxergar como, por exemplo, muitos metros acima do chão, onde não é um lugar que as pessoas costumam olhar.

Produza cartazes com alta qualidade

Sabe quando você vai receber visitas importantes e deixa a casa toda impecável para agradar? É assim que você precisa tratar o consumidor.

Cartazes rasgados ou sujos, fontes feias, escritas apagadas e contendo erros de português são sinais de má qualidade. Os consumidores encaram esse tipo de desleixo como um descaso. A impressão que você passará é de que você não se importa com seu cliente.

Criação de cartazes

Mantenha sempre sua identidade visual

Apresentei diversas dicas para você implementar e atualizar seus cartazes, melhorando a experiência de compra dos seu clientes, porém, cuidado. Não caia na tentação de aplicar tudo de uma só vez, criando um cartaz poluído e de difícil entendimento. Deve-se sempre ter bom senso e criar os cartazes com harmonia e objetividade. Lembre-se também de manter traços da sua marca nos cartazes. Isso é fundamental para manter a identidade e gerar uma boa relação com seu cliente.

Gostou das dicas para melhorar a experiência de compra dos seus clientes? Espero que sim. Também espero que você consiga aplicar pelo menos alguns dos conceitos apresentados e melhorar suas vendas!