byprice
data 06 de dezembro de 2019

“É necessário superar expectativas” é uma daquelas verdades que, infelizmente, acabaram virando clichê e perdendo o sentido original. Mas trabalhar para recuperar o sentido da expressão pode ser o fator que irá impulsionar as suas vendas.

Você sabe o que pessoas bem sucedidas têm em comum? Além resultado financeiro e realização profissional, que são consequências de seu trabalho, elas compartilham uma mesma causa para o seu sucesso. Por esforço, hábito ou simplesmente de forma natural, elas costumam ir além do esperado.

Isso significa que, em suas atribuições e metas, elas fazem pelo menos um pouco a mais do que determinaram para si mesmas ou do que lhes é solicitado pelos outros.

O resultado do esforço extra é uma espécie de evolução pessoal, de uma inexplicável sensação de realização, que só quem sente é capaz de compreender. A autoconfiança e a influência dessas pessoas é visível.

E isso explica o apreço que esses indivíduos têm por novos projetos, dietas, viagens a lugares diferentes ou mesmo aquelas horinhas a mais no trabalho. Independentemente se você é gestor, supervisor, coordenador ou analista, isso mostra que você tem perfil de liderança.

Se identificou com estas características? Ou quer desenvolver essa habilidade para ter aquela moral com seu time e sua clientela? Então acompanhe nosso raciocínio!

Porque ir além do esperado

Quando os clientes são exigentes, você toma isso como um desafio? E quando você tem algum projeto, cria metas para você mesmo? Sim? Ótimo começo!

Quem agenda suas atividades e realiza grande parte do que planejou já está em um grupo bastante seleto. Mas verdadeiros vencedores não são aqueles que simplesmente cumprem sua obrigação.

Em uma sociedade competitiva, ser dedicado não garante sucesso. É necessário ir sempre além, mesmo que apenas um pouco. E isso “tanto no pessoal quanto no profissional”, como diria um famoso apresentador de TV. Afinal, o varejo está em constante evolução.

Assim como aquele seu treino para correr 5 quilômetros, perceber que é possível se superar e abrir caminho para prosperar é só uma questão de tempo. Atrair novos negócios e encontrar novas oportunidades de ganhos é algo garantido para quem gosta de ir além do esperado.

Outra coisa interessante é que, na mesma comparação, ir além do esperado pode ser penoso no início. Mas assim como hormônios fazem você ficar viciado em corridas, superar expectativas e metas autodefinidas logo se tornará natural e prazeroso.

Faça isso por alguns anos e você perceberá que passará a ser conhecido por essa característica. Pequenas atitudes, sempre positivas, farão muita, mas muita diferença mesmo no médio e no longo prazo.

As pessoas gostam de ser tratadas com carinho, de serem lembradas, de receberem mimos, de serem ajudadas. Se você estiver sempre atento aos detalhes, saberá exatamente como encantar as pessoas.

Vamos saber agora quais são as atitudes que você deve ter para ir além do esperado, e subir cada vez mais degraus na sua escalada?

Como ir além do esperado

Mude seu mindset

Ir além do esperado começa com a superação de limitações. Se você vem de uma família pobre, não ache que não terá um futuro promissor por conta disso. Seus pais podem não ter tido acesso a uma boa educação, mas você, provavelmente, teve.

Somente este fator já pode ser o que determinará que o seu destino pode ser diferente. As metas que você define para você mesmo fazem toda a diferença. A dificuldade para conseguir atingi-las deve ser sua aliada, um fator que irá lhe fortalecer em sua jornada, e não impedi-lo de segui-la.

Ultrapassar limites impostos pela vida é algo que você já fez antes, e é o primeiro passo que elege aqueles que são aptos para seguir em frente. Então porque justo agora, com todas as condições necessárias, você não seria capaz de continuar em frente?

Seja autêntico

Quando superar expectativas se torna um hábito, você deixa de se deslumbrar com suas conquistas. A naturalidade com que você ajuda as pessoas, dá boas ideias e consegue ir além do esperado em tudo o que faz, não desperta mais a sua vaidade.

A admiração das pessoas por você pode ficar seriamente abalada se o orgulho prevalecer sobre a autenticidade daquilo que você faz. Por isso, evite agir em nome dos louros da vitória.

Ao fazer algo novo, ou atingir o sucesso em um projeto, compartilhe sua satisfação com sua equipe. Quando tiver dificuldades, peça ajuda. Dê aos outros a mesma oportunidade de irem além do esperado! De certa forma você só atinge a excelência no que executa quando entende que o segredo é a simplicidade.

Pense positivo

O pessimismo é a maior muleta do mundo do varejo. Deixar de fazer algo por “saber que vai dar errado”, no fundo é iludir-se, requisitando para si o mérito de ter previsto um desastre que, de certa forma, você mesmo causou.

Por mais que seja necessário agir com cautela em tudo o que se faz, é preciso acreditar primeiramente em si mesmo, para depois poder contar com o crédito dos outros.

Por isso, lute por aquilo que muitas vezes lhe é negado. Seja uma posição melhor no organograma, seja uma ideia de promoção. Em suma, vença a desconfiança que você tem de si mesmo.

Não se cobre demais

Ser otimista não significa agir sem pensar. A responsabilidade nunca deve ser negligenciada no mundo das vendas. Afinal, lidamos com dinheiro, e não podemos colocar tudo a perder.

Por isso, vá com calma. Lembra do que dissemos antes? Colher os frutos de um trabalho dedicado a ir além do esperado leva tempo, é um esforço de longo prazo.

Portanto, use seu tempo! Você precisa superar expectativas, mas não para mostrar aos outros que você consegue, e sim para satisfazê-los. E também, mais importante, para mostrar a você mesmo que você consegue.

Contribuir com um legado que seja importante para a empresa, os colegas e os clientes não significa superar as expectativas a toda hora, nem quando eles quiserem. E sim quando você achar necessário, adequado e justo.

“Go the extra mile”

São muitos os exemplos do que você pode fazer para ir além do esperado em sua vida e em seu trabalho. Mas vamos ficar com um exemplo bíblico.

“Se alguém o fizer caminhar com ele uma milha, caminhe com ele duas.” A frase é de ninguém mais, ninguém menos, que Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento.

O que se entende dela, é que não se pode perder a oportunidade de ajudar alguém. Isso causa boa impressão, compaixão e empatia. Além, claro, de admiração.

No contexto original, havia uma lei que ordenava os judeus a carregarem as armas de soldados romanos por uma milha se assim lhes fosse solicitado. Foi a isso que Jesus se referiu quando aconselhou seguir com ele uma milha extra.

A ideia não é somente fazer sua obrigação para não se dar mal, mas realmente se dispor a ajudar. É um ensinamento muito semelhante ao do famoso “dar a outra face”, só que mais adequado ao contexto dos nossos dias de hoje.

Go the Extra Mile” acabou se tornando também um mantra do mundo corporativo, que significa justamente ir além do esperado, superando expectativas.

Superar expectativas é ter uma atitude vencedora

Vencedores como você sempre se destacam na multidão. O motivo disso, pode ter certeza, é o esforço adicional dedicado às atividades cotidianas, especialmente no trabalho.

No varejo cada vez mais competitivo, salta aos olhos a vantagem que levam os que vão além do esperado, dos que não desistem facilmente de suas metas e ainda entregam mais do que o que se espera.

Então nós perguntamos: o que você tem feito para ir além do esperado por seus clientes? Em que áreas da sua vida que você poderia melhorar se dedicando mais?

E como você pode superar expectativas nas vendas, agregando um novo valor aos seus negócios? Pense bem nisso, compartilhe este texto (que, como você percebeu, também serve para motivar seu time) e conte também com o nosso intuito de superar as suas expectativas!