Para alcançar o sucesso nas queimas de estoque pós-Natal, a estratégia precisa ser eficiente, tanto do ponto de vista comercial, quanto para a imagem da empresa.
O fim de ano é um período oportuno para as vendas e representa boa parte do faturamento anual das empresas. Porém, o otimismo em relação à demanda pode levar os lojistas a cometerem erros, ficando com produtos encalhados no estoque.
Para resolver a situação, os saldões de mercadorias são apostas bastante tradicionais. Eles ajudam a desafogar os estoques e garantem o faturamento das lojas, conquistando novos clientes, com possibilidade de aumento do ticket médio.
Resultados positivos dependem de estratégias inteligentes
Agora, é preciso se planejar para realizar estas liquidações e agregar valor ao produto. Do contrário, a promoção pode levar o cliente a pensar que você está desesperado para vender, e isso não é bom para a imagem da sua loja.
Mas, muito cuidado para não frustrar os clientes. Afinal, quem comprou no período de final de ano e pagou o preço cheio, vai achar ruim ver o mesmo produto na prateleira, custando a metade do preço, depois do ano novo.
Portanto, antes de pensar em liquidar o estoque, procure entender como as vendas costumam funcionar dentro do seu tipo de negócio, conheça o seu mercado e entenda o perfil dos seus clientes.
Seja estratégico ao criar as promoções
Para criar uma promoção é preciso, primeiramente, conhecer a margem de preço que tem para trabalhar cada produto. Dependendo da situação, você pode dar um grande desconto em um item específico ou pode aumentar os descontos progressivamente, de acordo com a quantidade de produtos que o cliente for levar. Fazendo isso, você vai poder conceder descontos sem que eles afetem as finanças da loja.
Mas atenção! Não ofereça descontos sem uma boa justificativa. Do contrário, você pode estar condicionando mal o cliente, que pode adiar a compra para adquirir o produto depois, quando ele estiver na promoção.
Uma dica interessante que você pode usar é dar um desconto para produtos encalhados, combinando-os com itens relacionados, que não estejam originalmente na promoção, mas tenham um bom giro.
Podemos exemplificar esse tipo de venda da seguinte forma: você pode dar X% de desconto na compra de uma bermuda para os clientes que comprarem uma camiseta branca, por exemplo.
Faça ofertas dirigidas a clientes específicos
Você pode ter um bom resultado para desovar produtos encalhados, cruzando as informações do estoque com o histórico de compra dos seus clientes.
Ao fazer isso, você pode identificar potenciais consumidores que certamente irão se interessar pelas mercadorias que estão paradas no estoque.
Um exemplo pode ilustrar melhor esta situação: você tem uma loja de calçados e percebe que precisa liquidar algumas sandálias femininas de tamanho maior. Criar uma promoção voltada às mulheres que calçam números correspondentes pode ser interessante.
Faça acordos com fornecedores
Estabelecer parcerias com fornecedores é sempre interessante e a premissa vale também para liquidar produtos encalhados na prateleira.
Uma boa conversa pode gerar ideias valiosas, beneficiando ambos os lados.
Às vezes, trocar produtos encalhados por outros de maior giro, pode ser uma boa alternativa. Estabeleça essa prerrogativa antes do fechamento dos seus pedidos, evitando contratempos depois.
Busque parcerias para vender produtos encalhados
Outlets são espaços comerciais que estão em alta nos dias de hoje, assim como sites e aplicativos de compras coletivas. Você pode avaliar as oportunidades existentes no seu mercado e buscar parcerias para vender produtos encalhados.
Da mesma forma, pode firmar alianças estratégicas com empresas que ofereçam produtos ou serviços complementares. Elas podem ajudar você na divulgação e ainda fazer o seu estoque desencalhar.
Quer mais um exemplo para inspirar?
Você tem uma farmácia e está com hidratantes encalhados. Neste caso, pode negociar a venda com uma clínica de estética, que costuma usar estes produtos na prestação dos seus serviços. Essa pode ser uma boa técnica para vender em quantidade e abastecer o caixa para novos investimentos.
Faça uma boa divulgação das ofertas
A última dica complementa as anteriores e deve estar no topo das suas prioridades. Afinal, para que os consumidores procurem pelas suas promoções eles precisam, primeiramente, saber que elas existem. Portanto, capriche na divulgação e na vitrine para atrair os clientes.
Organizar as prateleiras para tornar as ofertas atraentes não pode ser ignorado. Para isso, pense em dar mais destaque aos produtos em oferta, fazendo com que eles sejam encontrados com facilidade.
Crie uma identidade visual temática para suas campanhas e não esqueça de avisar os clientes no momento certo. Se você tiver um cadastro bem atualizado dos clientes, melhor ainda. Utilize-o para enviar mensagens, e-mails e fazer ligações.
Agora, é com você! Aproveite as dicas para se livrar dos produtos encalhados e começar 2019 com o pé direito. As oportunidades são infinitas, basta ser criativo e saber o momento certo de agir.