A busca de oportunidades para gerar mais receitas e melhorar as vendas faz com que os supermercados acreditem em novas seções dentro dos estabelecimentos, que chamem a atenção dos consumidores além dos itens mais comuns.
Nos hipermercados do Brasil, já é possível encontrar seções de roupas, livrarias, cafés diferenciados, entre outros segmentos que fogem do tradicional. A vantagem de buscar esse diferencial é o aumento do ticket médio do supermercado, que leva o consumidor a uma experiência diferente, sendo atraído mais vezes para o local.
Além de conquistar a fidelidade do consumidor, os lucros em relação aos outros itens podem ser maiores, aumentando, assim, o valor da compra.
Em alguns países os supermercados apostam em um espaço amplo com roupas femininas, masculinas e infantis. Assim, fazem com que o consumidor passe mais tempo dentro do supermercado, por ter mais opções de compras.
Quando falamos de marketing para supermercado, a intenção é fazer o consumidor gastar mais sem perceber isso. Pensando nisso, separamos algumas dicas com planos de ações para ajudar você a aumentar o ticket médio do supermercado.
Incentive todos os sentidos
Nosso cérebro é capaz de lembrar sentidos através das sensações. Toques, cheiros, gostos e sons fazem com que lembranças de ocasiões já vividas apareçam. Por isso, utilizar marketing sensorial em supermercados é uma ação que atrai muito o consumidor.
Marketing visual, olfativo e gustativo trazem experiências inigualáveis ao consumidor.
O aumento do ticket médio aqui pode ser percebido ao fazer com que o consumidor desperte o interesse por produtos que façam resgatar suas lembranças.
Música ambiente
Utilizar músicas para despertar o subconsciente do consumidor pode ser uma estratégia interessante para aumentar seu ticket médio.
Pesquisas comprovam e que a música mexe com as emoções das pessoas. Na hora da compra, se for uma música mais calma, o cliente irá relaxar e passar mais tempo dentro do supermercado, aumentado as possibilidades de maior consumo.
Melhore a iluminação
Com a iluminação correta, alimentos como frutas, guloseimas e outros produtos ficam mais atraente e apetitosos, já no primeiro contato com o produto. As embalagens já são pensadas para despertarem o interesse e o apetite do consumidor. Então use uma boa iluminação para ajudar a provocar o desejo de consumo.
Diminua os preços dos itens mais vendidos
As pessoas vão comparar seus preços com os dos seus concorrentes e, a partir do momento que estiverem no seu estabelecimento, a probabilidade de consumir outros produtos é grande. E isso aumenta o ticket médio do supermercado.
Aproveite as datas comemorativas
Feriados, época de férias, mudança de estações climáticas, já são atrativos para os clientes. Que tal pensar em datas diferenciadas? Aniversário da cidade, aniversário do supermercado, e outros dias específicos da sua região, podem ser grandes oportunidades para criar campanhas exclusivas. .
Crie um ambiente acolhedor
A compra é um momento desagradável para muita gente. Quando o ambiente não ajuda, esse descontentamento pode fazer com que o cliente saia da loja mais depressa.
Para que isso não aconteça, mantenha seu ambiente sempre organizado, com corredores mais alargados, promova degustações de produtos, ofereça um café ou uma água, e por aí vai.
Quando o ambiente é familiar, agradável e aconchegante, a tendência é que as pessoas se sintam confortáveis, tornando a ida ao supermercado um momento prazeroso.
Invista na educação do consumidor
Aqui está um ponto que pode gerar vantagens diferenciadas para os supermercados que souberem utilizar as ferramentas certas.
Ajudar seu cliente a escolher o produto certo pode se tornar um atrativo.
Para isso, forneça informações sobre uso, receitas, benefícios, combinação e harmonização dos produtos que ele está visualizando. Quanto mais seguro ele se sentir, maiores serão as chances de ele comprar mais. E ele comprando mais, o ticket médio do supermercado aumenta.
Ofereça espaços diferenciados
A maior e mais óbvia estratégia para aumentar o ticket médio do supermercado, é fazer com que seu cliente permaneça o maior tempo possível no supermercado. Mas, durante esse tempo, ele precisa se sentir bem, confortável e, principalmente, com vontade de consumir e comprar.
Portanto, quanto mais variedade e opções o seu supermercado puder oferecer, maior será a interação do consumidor. Praças de alimentação, setor de eletro, bazar e outros ambientes são alguns exemplos. Esses espaços são propostas indiscutivelmente valiosas para aumentar o desejo de compra do cliente.
Aproveite para conhecer seus clientes, descobrir novas oportunidades de venda e alavancar seus resultados. Ao longo do processo, seja criativo imaginando novas formas de gerar receita. Assim, ganha você e ganha o seu cliente.
Bons negócios!