A infindável oferta de produtos que se coloca à disposição do comprador pode deixá-lo perdido na hora de tomar uma decisão, exigindo ações estratégicas para facilitar a compra.
Como consumidores, sabemos o quanto pode ser complicado tomar uma decisão dentro de uma loja, seja ela um supermercado, uma loja de roupas, ou qualquer outro setor comercial. São tantas as marcas e produtos que, mesmo com uma lista de compra em mãos, optar por um item ou outro pode se tornar um desafio. É justamente neste ponto que o Gerenciamento por Categoria entra.
A técnica busca estudar o comprador, seus hábitos, e como ele busca por seus produtos dentro do supermercado. Tudo para facilitar que ele encontre o que deseja, encha o carrinho e tenha uma melhor experiência.
Mas e você, o que sabe sobre o assunto? Será que tem aproveitado bem os benefícios da estratégia na sua loja? É o que vamos descobrir daqui pra frente!
O que é Gerenciamento por Categoria?
De uma forma bem resumida podemos dizer que o Gerenciamento por Categoria nada mais é que organizar produtos de acordo com necessidades.
Ele é uma técnica de merchandising que visa orientar grupos de produtos derivados e complementares, permitindo categorizá-los melhor de acordo com as necessidades dos compradores.
Com isso, o método permite ao varejista, principalmente onde o volume de produtos é maior (supermercados, magazines, etc.) aumentar as vendas e a sua lucratividade, por meio de esforços que agregam valor a sua loja.
Os primeiros passos para implantar a ferramenta
Ao implantar o Gerenciamento por Categoria, o maior desafio é entender quem está comprando, pois é ele quem vai até a loja e decide o que levar.
Para tanto, conhecer como o comprador segmenta as categorias pode ajudar a entender o que faz ele levar um produto ao invés de outro.
Ao fazer isso, o lojista consegue reunir um sortimento de produtos mais adequado às necessidades dos seus clientes, tornando a compra um processo mais agradável e prático.
Ou seja, ele consegue chegar na jornada dos sonhos dentro do seu ponto de venda, onde a lucratividade é certa.
Quando você entende as dores e necessidades do consumidor, fica mais fácil agir sobre a procura dele.
Exemplo prático
Digamos que você tenha uma oferta de barbeador descartável no corredor de higiene pessoal. Certamente este produto estará separado em uma categoria voltada para o público masculino.
Porém, no mesmo corredor você tem uma oferta de sabonetes masculinos para serem utilizados no pós-barba. Este produto estará no mesmo corredor, mas em uma categoria diferente.
E se você juntar os dois produtos em um mesmo lugar? Certamente as chances de o comprador levar os 2 produtos se tornará mais evidente.
Mesmo que 2 produtos possam ser de categorias diferentes, eles podem ser facilmente realocados dentro da loja em um mesmo ambiente.
O mesmo pode ser feito com queijos sendo colocados em corredores de massas ou de vinhos. São categorias diferentes, mas que exercem poderes sobre um mesmo objetivo de consumo.
Por que usar a estratégia no meu supermercado?
Entender quais estímulos atraem o consumidor e o que o motiva a comprar são dados valiosos. Sobretudo porque, 70% das decisões de compra acontecem dentro do PDV.
Portanto, implementar o Gerenciamento por Categoria representa maiores chances de compras compostas e, consequentemente, mais receita pra sua loja.
Porém, remanejar os produtos por interesse do comprador é apenas um dos motivos para pensar no Gerenciamento por Categoria. Veja abaixo vários outros benefícios e vantagens da estratégia:
- Ele facilita a gestão das compras e a organização dos produtos
- Favorece que você tenha um melhor desempenho nas vendas
- Igualmente, permite ampliar a sua rentabilidade
- Consegue atrair mais clientes e fidelizá-los
- Reduz os custos na sua operação, como perdas na loja, rupturas e o remanejamento de produtos
- Garante a saúde dos estoques
- Auxilia no conhecimento sobre as margens de contribuição de cada categoria
- Ajuda a determinar ações de merchandising mais adequadas e promoções mais certeiras
- Estabelece laços de parceria com os fornecedores.
Podemos dizer que o Gerenciamento por Categoria garante maior assertividade. Assim como, permite eliminar produtos onde a venda não é representativa, abre espaço para itens onde existe uma maior procura, e detecta oportunidades de vendas agregadas, de acordo com os interesses do consumidor.
Quais os segredos desse sucesso?
O trabalho conjunto, realizado entre o varejista e o fabricante é um dos pilares do sucesso nas estratégia do Gerenciamento por Categoria.
Afinal, é a indústria que detém muitas das informações sobre a categoria, os atributos e o perfil do consumidor. Por outro lado, é o varejista quem mais entende das vendas, cabendo a ele completar estes dados, com informações que estejam lá na ponta, dentro da loja.
E é essa união que faz as coisas acontecerem, permitindo que os negócios trabalhem com dados de alta confiabilidade para criar um ambiente agradável e planejado para as compras.