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data 26 de outubro de 2018

estratégicos com aromas e degustações. A padaria pode ter cheiro de pão fresquinho, o setor de carnes pode ter degustação de produtos, e por aí vai. Use e abuse da criatividade.

Investir no ponto de venda se tornou indispensável para as empresas que desejam aumentar a sua lucratividade. No entanto, é preciso saber usar a estratégia correta para vender mais.

Dois assuntos relacionados às estratégias de vendas no PDV que com frequência abordamos aqui no blog são a importância do merchandising e da organização do ambiente para aumentar a rotatividade dos produtos.

Insistimos nisso pois são essas ações que tornam o ponto de venda mais atraente, melhoram o relacionamento com o cliente e, consequentemente, aumentam a rentabilidade da sua loja.

Entretanto, para garantir um bom resultado é preciso saber como usar o PDV para vender mais e ser criativo nas suas propostas para se destacar.

Se está faltando inspiração para fazer isso, fique de olho nas dicas que separamos para este artigo.

Estratégias de vendas para você usar no seu PDV

Seja dispondo os produtos em ilhas para incentivar as compras, ou usando os sentidos para cativar o cliente, o que não faltam são boas ideias para alavancar as vendas dentro do ponto de venda.

1. Influencie nas decisões de compra

Todos nós, enquanto consumidores, somos influenciados pela opinião dos outros na hora de realizar uma compra. Utilize algumas destas informações para estimular compradores indecisos.

Veja um exemplo prático:

Sinalize os produtos campeões de vendas ou os preferidos dos consumidores. Colete estas informações com os próprios clientes, através de uma pesquisa interna, ou peça para seus fornecedores os levantamentos de satisfação dos consumidores.

2. Direcione o público para as suas ofertas

Estratégias de venda no PDV funcionam muito bem em datas comemorativas. Elas geram a necessidade de compra e criam oportunidades para você vender mais. Por isso também são amplamente utilizadas.

Para inovar nessas datas, que tal direcionar seu cliente sinalizando o caminho que ele deve percorrer para encontrar as ofertas na sua loja com uma decoração temática?

Aproveite a aproximação das festas de final de ano e saia na frente da concorrência, preparando sua loja com antecipação.

3. Cative os clientes através dos sentidos

O marketing sensorial usa do ambiente da loja para encantar os visitantes. Seguindo esse raciocínio, explore as vendas de ambientes estratégicos com aromas e degustações. A padaria pode ter cheiro de pão fresquinho, o setor de carnes pode ter degustação de produtos, e por aí vai. Use e abuse da criatividade.

O ser humano é atraído pelo cheiro, pois o olfato é o mais emocional dos sentidos. Portanto, a compra por impulso pode ser fortemente acionada com essa estratégia.

4. Inove nos cartazes de ofertas e displays

Cartazes de ofertas e displays criativos são dois exemplos de estratégias de vendas no PDV que você pode – e deve – utilizar com frequência. Para criar o efeito desejado, garanta um visual atraente e profissional.

Destaque produtos utilizando a imagem dele para que o consumidor identifique com facilidade a oferta.

Além disso, passe informações de forma clara pra não deixar o cliente com dúvidas. E na hora de mostrar o preço, dê bastante destaque pra que ele tenha a sensação de que aquele produto está realmente em promoção

5. Incentive a interação digital

Os hábitos de consumo estão ficando cada vez mais digitalizados. Portanto, você pode inovar suas promoções criando interações entre os seguidores de suas redes sociais.

Ofereça prêmios ou faça sorteios entre os participantes. Exemplo: marcar amigos nos comentários, curtir sua página, ou compartilhar as ofertas.

Além de promover a oferta, você tem nas redes sociais uma ótima forma de criar engajamento entre os consumidores e sua loja, gerando a possibilidade de ampliar sua rede de contatos.

6. Gamificação da experiência

Quem disse que as estratégias de vendas no PDV não podem ser divertidas?

Aumente a interação entre consumidores e marcas indo além da sinalização tradicional. Espalhe cupons de descontos e vale-brindes entre os produtos. Identifique de forma sutil as embalagens que farão parte da promoção.

Você também pode criar ofertas relâmpago, oferecendo brindes para quem comprar determinados produtos em um período de tempo.

Além disso, ofereça descontos especiais para pessoas que estão nos caixas, levando determinado produto.

Com este gatilho as ofertas podem ficar ainda mais poderosas, fazendo o consumidor deixar o ponto de venda com a sensação de que recebeu muito mais do que esperava.

7. Associe produtos que têm alta procura com outros menos conhecidos

Utilize o gerenciamento de categoria. Ele casa muito bem com estratégias de vendas no PDV. Seguindo esse raciocínio você pode estimular a compra de produtos pouco conhecidos, deixando-os próximos de produtos de alta procura.

No setor de hortifruti, por exemplo, nos dias de feira você pode expor produtos para a higienização dos alimentos, espremedores de frutas, e copos para aumentar a rotatividade destes itens.

8. Defenda causas sociais

Levantar bandeiras sociais que beneficiem a comunidade são muito bem vistas pela sociedade. Nessa onda, além de melhorar a sua reputação, de quebra, elas podem motivar as vendas.

Uma boa ideia é se associar a uma instituição de caridade e doar parte da venda de determinado produto para essa instituição.

Escolha algumas datas especiais como o Natal e a Páscoa, para vender produtos que terão parte das vendas destinadas à instituições de caridade.

Procure usar produtos que podem ser produzidos dentro da sua loja, ou negocie com fornecedores para participarem junto com você desta causa.

E você, o que tem feito para aumentar a interação e estimular as vendas na sua loja? Conhece outros exemplos de estratégias de vendas no PDV que merecem ser compartilhadas? Deixe as suas considerações nos comentários.

Aumente suas vendas com estas dicas para criação de cartazes para sua loja