Se você nunca criou um cartaz na vida, veio ao lugar certo. Reunimos aqui as principais dicas para você, mesmo sem experiência, não fazer feio. E ao final você vai saber como usar a tecnologia para deixar tudo ainda mais fácil.

Se você chegou até aqui é porque deve estar ansioso para criar seus cartazes promocionais, certo? Mas calma! Antes do design de cartazes você precisa definir seu objetivo.

Tudo o que você irá aprender aqui sobre texto, cores, tamanho, etc, será feito com base nesse objetivo. Cada cartaz tem um objetivo. Para defini-lo, é fácil:

  • que mensagem você quer comunicar?
  • que emoção o cartaz deve despertar?
  • em que lugar o cartaz será exposto?

Em um PDV existem muitos estímulos, especialmente visuais. São produtos, prateleiras, funcionários, etiquetas, gôndolas… Com tanta “concorrência”, o cartaz deve transmitir uma mensagem que possa ser captada em poucos segundos.

Isso não significa necessariamente que ele deva ser simples. Por mais que isso seja o mais indicado, cartazes promocionais mais sofisticados também têm seu espaço, desde que diagramados de forma harmoniosa e que sejam considerados os pontos que destacamos neste artigo.

Definindo seus objetivos e estudando através deste e de outros conteúdos, você não estará perdendo tempo. Lembre-se que é recomendado que 80% do tempo que uma tarefa leva para ser executada devem ser dedicados ao planejamento.

Para evitar o desgaste necessário no futuro, com refações, correções, testes e erros sucessivos, comece do jeito certo! É só ler com atenção e aplicar as dicas abaixo.

1. Modelos de cartazes para inspiração

Você sabe o que é um template? É um modelo pronto e personalizável de design que torna sua vida mais fácil.

Se você tiver um destes disponível, não será necessária nenhuma qualificação específica para criar, gerenciar e imprimir seus cartazes promocionais.

É a melhor forma de começar quando não se tem nenhuma experiência.

Experimente fotografar cartazes que te chamam a atenção em lojas que você frequenta (mas cuidado para não plagiar!).

Ferramentas online de cartazeamento também oferecem modelos pré-prontos, com a vantagem de que não há nenhuma restrição de uso.

2. Hierarquia de informações em cartazes promocionais

Se você já se sente confiante e deseja ir um pouco além de usar ideias prontas, precisa ter alguma noção de design.

Um dos fundamentos mais importantes para começar do zero é a hierarquização de informações.

Funciona assim: nós lemos da esquerda para a direita e de cima para baixo. Mas os nossos olhos também são atraídos para certos elementos do design.

Preste atenção neste post, por exemplo. Provavelmente você passou os olhos pelos títulos e subtítulos, e só depois começou a ler este parágrafo.

No cartaz o cliente vai ler primeiro a informação que você destacar. É por isso que lá no início dissemos para você definir bem o seu objetivo!

É o preço? O número de parcelas? A marca? Ou alguma qualidade específica (lançamento, exclusivo, últimos dias)?

3. Cores e fontes em peças promocionais

Agora sim, chegamos à parte mais importante do design: a escolha de fontes e cores. E é aqui que muita gente acaba errando…

Cores e fontes fazem toda a diferença no design de cartazes promocionais. Para esta finalidade específica, uma das técnicas mais utilizadas é a do alto contraste.

Texto preto sobre fundo amarelo, ou texto vermelho sobre fundo branco, por exemplo, garantem a alta legibilidade.

Mas cuidado: dependendo do caso, eles podem transmitir uma noção de falta de sofisticação ou produto barato (o que nem sempre é o desejado).

O mesmo cuidado deve ser observado com a tipografia, a famosa “fonte de letra”.

Produtos mais baratos podem ser anunciados com tipografias mais informais, despojadas. Já produtos sofisticados ou gourmet pedem letras mais rebuscadas.

Com o tempo você vai desenvolver um feeling apurado para estas escolhas.

4. Padrão de impressão para cartazes

Depois de concluído o design, é hora de fazer o trabalho conhecido como “arte final” e preparar o arquivo para impressão.

Esta parte mais técnica envolve muitos fatores, e não é possível simplificar. Mas por ora o que você precisa saber são duas coisas: o esquema de cores e os formatos.

Softwares e ferramentas de design trabalham com dois esquemas de cores: RGB e CMYK . O primeiro á apropriado para imagens que serão vistas em uma tela. Para cartazes impressos, a produção deve ser em CMYK.

Seu cartaz também deve ser desenhado de acordo com os padrões de papel existentes. É importante incluir linhas de corte e sangrias que permitam que o cartaz fique “inteiro” mesmo após ser recortado.

Também não esqueça de ajustar elementos de design, como o tamanho de fontes, ao tamanho do papel utilizado para impressão. Especialmente quando adaptar a mesma arte para formatos diferentes.

5 – Ferramentas indicadas para confeccionar cartazes promocionais

A praticidade do item anterior só é possível graças ao avanço da tecnologia. Ela permitiu que o design deixasse de ser exclusividade de programas caros e passasse a ser acessível a todos.

E também que a impressão deixasse de depender de altos investimentos e profissionais específicos.

ByPrice é um desses software online para fazer cartazes promocionais personalizados. Com ele, você consegue criar, alterar e imprimir suas ofertas com facilidade e rapidez.

Nele você pode alterar o fundo do cartaz de acordo com o tema da sua campanha, inserir sua identidade visual personalizada, sua marca, fotos de produtos, e mais um monte de recursos que dificilmente você conseguirá implementar utilizando apenas papel, caneta e pincel.

Isso sem falar da impressão. Os cartazes produzidos através do ByPrice são exportados em PDF e as imagens ficam em alta definição, e ainda podem ser impressos nos formatos que você desejar.

Na próxima semana traremos mais dicas sobre design de cartazes promocionais. Enquanto isso, que tal implementar o que você aprendeu no seu estabelecimento hoje mesmo?