byprice
data 30 de julho de 2019

Mais do que fazer girar o próprio estoque ou impulsionar a venda de produtos, a criação de ofertas no supermercado pode ser usada para vários fins. Ter claros os objetivos e metas que você pretende alcançar, é determinante para o seu sucesso.

Que atire a primeira pedra quem nunca encheu, ou pelo menos ficou tentado a encher o carrinho ao se deparar com uma oferta irresistível. Se de um lado, enquanto consumidores, aguardamos ansiosos e valorizamos esses momentos, por outro, os supermercados também ganham. O problema é que nem todos fazem a gestão de promoções como deveriam.

A gestão de promoções de um supermercado precisa ser estratégica

Ofertas e promoções são bastante utilizadas no cotidiano de um supermercado. Afinal, elas são protagonistas em ações cujo interesse é despertar a atenção dos clientes e acelerar as vendas de determinados produtos.

No entanto, os novos tempos pedem estratégias cada vez mais inteligentes e bem planejadas. E planejamento é um artigo que, em geral, falta em muitos estabelecimentos.

Definir uma oferta não serve apenas para reduzir os estoques ou aumentar as vendas de determinados produtos. Elas também são boas táticas para introduzir no mercado um novo produto, aumentar o ticket médio, buscar novos clientes e fidelizar os atuais.

É por isso que nessa dinâmica o planejamento é tão importante. Para cada um desses objetivos há diferentes ações a serem previstas.

Acompanhe esse exemplo:

Se você quer aumentar as vendas de determinado produto, reduzir o preço desse item por um período pode ser uma boa alternativa.

Agora, simplesmente baixar o preço não vai fazer o produto girar. Sem analisar outras questões, você pode até perder na rentabilidade do item ou encalhar o produto no estoque.

Neste caso, para alcançar a sua meta, é preciso estudar os hábitos de compra dos seus clientes. Dessa forma poderá oferecer itens que eles realmente procuram, aumentando suas chances de venda.

Também é importante ter uma estimativa de quanto você pretende vender, em qual período o produto ficará em oferta, e quais as margens que você tem para isso ocorrer, sem entrar no prejuízo.

Além disso, dedique atenção especial para a campanha. Afinal, não faz sentido planejar toda a ação e não investir na divulgação para levá-la a conhecimento do seu público.

Em resumo, existem várias justificativas para a criação de uma oferta. Por isso, a dica é definir com clareza as metas e objetivos que se pretende alcançar em cada promoção.

Como o planejamento das ofertas deve funcionar

Quando falamos na criação de uma oferta, a primeira ação que vem à mente é a análise do preço dos produtos e do estoque.

Porém, se engana quem acredita que essas são as únicas variáveis que devem ser geridas. Há também outros detalhes que devem ser conferidos e gerenciados.

Como dissemos anteriormente, o planejamento dessa promoção é o primeiro passo que deve ser dado antes de viabilizá-las.

Lembre-se que, toda promoção tem como base um objetivo a ser alcançado, e é isso que você deve usar como norte ao planejá-las.

Portanto, além dessas variáveis, devem ser analisados outros aspectos importantes, como:

  • O público-alvo
  • Os itens mais adequados
  • O período de realização
  • As metas de venda
  • O investimento necessário
  • A criação do material de apoio
  • As métricas de desempenho e o retorno desejado.

Resumindo, ao decidir criar uma promoção, defina todos os detalhes da ação antes de executá-la. Esse processo é crucial para evitar erros futuros, que possam prejudicar a sua lucratividade.

Criar um calendário promocional pode facilitar essa tarefa

Além de evitar riscos, a grande vantagem de criar um planejamento das suas ações promocionais está na capacidade de identificar oportunidades para vender mais.

Neste sentido, criar um calendário promocional só tende a melhorar o seu desempenho.

Não se esqueça de que levantar os dados e analisar os relatórios, são coisas que levam tempo e, se as datas já estiverem no seu radar, com mais calma e precisão você vai poder analisar os dados dos clientes, do mercado e do seu próprio negócio.

Com isso, vai poder criar a melhor estratégia de vendas, negociar com os fornecedores, fazer parcerias e obter outras vantagens.

Ah, vale lembrar também, que mesmo depois da criação do calendário promocional, ele pode ser alterado se necessário.

Quando você tem previsibilidade, acaba tendo também mais consciência sobre os seus investimentos e os períodos em que eles devem ser feitos.

Assim, se novas oportunidades surgirem no meio do caminho, você terá maior tranquilidade para inseri-los no calendário do seu supermercado.

Enfim, com organização e planejamento o seu estabelecimento só tem a ganhar. Então, mãos à obra!