A escolha de um canal de vendas pode determinar o êxito de um negócio – ou o fracasso dele.
Loja física ou e-commerce? Se você trabalha com varejo certamente já se fez essa pergunta. E ela faz todo o sentido, afinal, achar o canal de vendas ideal para seus produtos ou serviços tem total influência no resultado das operações.
Mas, tomar essa decisão não é das tarefas mais fáceis.
Fora vencer desafios como a capacidade de expansão e de atendimento, existem outras questões que devem ser levadas em conta por quem deseja abrir uma loja ou ainda diversificar os canais de venda do negócio atual.
Quanto dinheiro vou precisar investir? Qual o canal mais eficiente para o meu negócio? O momento é oportuno para uma transição?
Para sanar essas dúvidas você precisa ter bem claro em sua mente qual o seu objetivo com esse canal de vendas. E, principalmente, conhecer os prós e contras de cada modalidade e a realidade do seu negócio.
Loja física ou e-commerce? O que avaliar para decidir
Para ser considerado efetivo o canal pelo qual um cliente vai se relacionar com o seu negócio precisa oferecer uma boa experiência e gerar vendas.
Para isso, reunir alguns atributos é altamente recomendado, tanto para lojas físicas quanto para as virtuais.
Dar segurança na compra, manter um bom estoque, oferecer fácil acesso aos produtos e investir em uma boa comunicação são exemplos de requisitos que você deve atender, independente do canal utilizado.
Porém, é preciso que você saiba que cada modelo de negócio tem as suas particularidades, e que cada uma delas traz consigo algumas vantagens e desvantagens.
As vantagens e desvantagens de cada modelo de negócio
Para que você defina o formato ideal de vendas da sua loja, duas perguntas devem nortear a sua decisão: qual é o seu objetivo com esse canal e qual é a realidade do seu negócio?
Ao refletir sobre estas questões, procure avaliar os prós e contras de cada canal, identificando qual dessas alternativas se encaixa melhor aos seus objetivos e às características da sua loja.
Ao fazer isso, decidir entre uma loja física ou um e-commerce será uma tarefa mais fácil.
Loja física ou um e-commerce: qual o melhor negócio pra você?
Essa questão não é tão simples de ser respondida. Afinal, não existe modelo ideal. Cada uma delas traz vantagens e desvantagens. Portanto, coloque tudo isso na ponta do lápis antes de se decidir.
- Investimento: manter um ponto comercial certamente exige mais investimento. Você vai precisar de um ponto comercial em uma boa localização, decorar o ambiente e mantê-lo em dia para bem receber os clientes.
- Contato pessoal: um grande diferencial das lojas físicas está no contato mais pessoal que ela pode ter com o cliente. A possibilidade de ver, tocar e experimentar é, sem dúvidas, um grande diferencial competitivo.
- Preço dos produtos: por demandar menos investimento na operação, o e-commerce costuma apresentar preços mais vantajosos ao consumidor e, mostrando-se como uma opção mais barata, as lojas virtuais têm ganhado a preferência na hora da decisão pela compra.
- Horário de atendimento: junto da sensação de estar comprando pelo menor preço, o consumidor quer agilidade na compra. E esta é a grande sacada de um e-commerce: tudo está a um clique, quando e onde o consumidor quiser.
- Prazo de entrega: essa é a maior vantagem do varejo físico sobre o virtual. O cliente paga pelo produto e pode levá-lo para casa na hora.
Trabalhar nas duas modalidades pode ser uma opção
Se você já tem uma loja física e ela está indo bem, a possibilidade de integrar esses dois universos pode ser uma possibilidade.
Afinal, não podemos desprezar o fato de que o consumidor de hoje é multicanal. Ele está sempre conectado e aprecia ter a possibilidade de ter várias opções para comprar, do próprio jeito e quando quiser.
Agora, antes de investir no comércio virtual, é importante sanar possíveis pontos de atrito, como a indisponibilidade de produtos, o prazo de entrega e a experiência de consumo limitada. E não esqueça de aproveitar os pontos vistos como vantagem pelo consumidor.
Afinal, para que as vendas aconteçam – e os clientes tenham uma boa experiência de compra – nenhum ruído pode atrapalhar este fluxo.
Qual o momento ideal para fazer a transição?
O comércio eletrônico pode ser uma excelente opção para que você consiga rentabilizar ainda mais a sua operação. Mas tenha cuidado para não fazer essa transição sem estar despreparado.
Você precisa conhecer esse novo modelo que pretende atuar, aprofundar seus estudos e, se possível, fazer cursos específicos para isso. É conhecendo mais sobre os diferentes modelos de negócios que você vai se sentir mais seguro e, assim, conseguir aproveitar melhor as oportunidades.
Outro ponto que precisa ser avaliado é o marketing. Não pense que colocando uma loja virtual no ar, as vendas aparecerão como mágica. No universo online, o limite de público se globaliza e se multiplica, mas a concorrência também se expande.
Portanto, esteja bem assessorado e cuide do seu posicionamento digital para que sua loja esteja nos resultados de busca quando seu cliente procurar por um produto que você tem.
E não se esqueça: para além do canal de vendas, investir no bom atendimento do cliente é sempre um grande coringa para que as lojas conquistem o relacionamento que desejam com seus clientes.
Quando as necessidades e preferências desse público são atendidas, se torna possível oferecer o melhor dos dois mundos.