O verão reserva boas oportunidades e quem souber aproveitar o período pode faturar bem com a venda dos produtos de época. Conheça quais categorias merecem tratamento privilegiado no seu ponto de venda.
Existem produtos que costumam vender muito em uma época do ano, já em outras eles costumam ficar meio esquecidos. Para driblar essa variação é preciso saber como vender produtos sazonais no supermercado e entender que um resultado satisfatório depende da harmonia entre diversas variáveis.
Quais categorias merecem a sua atenção no verão?
Quando os termômetros estão nas alturas, produtos que trazem a sensação de refrescância e ajudam a amenizar o calor tem espaço cativo no carrinho dos clientes. Mas não é só a nossa experiência que nos permite fazer essa afirmativa, as pesquisas também apontam uma forte tendência para este tipo de produto.
De acordo com os dados da última pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) – a Verão 2019 – diversas categorias prometem fazer sucesso na estação, mais uma vez.
Para você ter uma ideia, as vendas de sorvete, item tradicional da estação, lidera as apostas no quesito alimentos, devendo alcançar 14,9% a mais nas vendas com relação ao ano passado.
O iogurte é outro item que ganhou destaque dos supermercadistas, que projetam 11% de crescimento.
Entre as bebidas, a cerveja deve ser a preferida dos brasileiros no verão, com alta de 12,9% nas vendas, seguida do refrigerante, 12,7%, e água mineral, 12,6%.
Junto deles, devem fazer sucesso também os protetores solares, repelentes, as bebidas energéticas, os sucos, chás, e outras bebidas, alimentos e produtos para a pele.
Como vender produtos sazonais e melhorar suas margens
Encontrar promoções alusivas às estações do ano já é algo esperado pelo cliente. Portanto, além de surpreendê-lo, é preciso ter bastante cuidado para não frustrá-lo.
Para acertar na estratégia, esteja certo daquilo que o cliente espera do seu supermercado. Leve em conta os hábitos dos seus clientes, a localização do seu estabelecimento e o seu mix de produtos.
Mas uma alerta: muita atenção para não perder o tempo certo de oferecer estes produtos. Poucas coisas afetam mais o caixa de um supermercado do que um produto que chegou com atraso para o cliente.
Além de deixar de ganhar com a perda da venda, você gasta dinheiro para manter o estoque parado, perdendo rentabilidade ao baixar seu preço por não ter conseguido vender o produto no momento ideal.
Para não cometer estas falhas, entenda como vender produtos sazonais do jeito certo:
Ofereça comodidade ao cliente
Se o cliente se dispôs a entrar no seu supermercado é porque ele tem a intenção de comprar. Então, não deixe que ele vá para casa de mãos vazias. Para facilitar as compras algumas ações podem ser tomadas.
Veja alguns exemplos:
- Posicione, na altura dos olhos, os produtos mais relacionados com a estação, dando destaque para protetor solar, bronzeador, e produtos pós-sol. Sinalize as gôndolas onde estes produtos se encontram e, caso consiga uma boa negociação, dê destaque para o preço.
- Agrupe produtos como bebidas em geladeiras para que possam ser consumidos de imediato. Deixe estas geladeiras em locais de destaque para que possam ser vistas e desejadas.
- Crie ambientes caracterizados para encantar os clientes. Uma área destinada aos produtos para piscina, guarda sol, bóias, gazebos, etc, são ótimos para chamar a atenção das pessoas que circulam pelos corredores.
O importante é deixar tudo organizado e visível para o cliente, a fim de facilitar a lembrança e a decisão de compra.
Mas lembre-se de que nem só de praia vivem as pessoas durante o verão. Existem aqueles que preferem se aventurar no campo em cachoeiras, acampamentos, etc. Para este público você pode oferecer uma área específica para camping e náutica. Porém, fique atento ao seu público e esteja certo de que teria demanda suficiente para investir em um ambiente como este.
Sinalize bem as promoções e ofertas
Consumidores adoram uma promoção. Mas, para gerar o resultado esperado é preciso que as ofertas sejam claras e estejam bem sinalizadas no ponto de venda.
E como fazer isso?
- Procure destacar os produtos em oferta em locais de alto fluxo dentro do supermercado.
- Use na comunicação impressos de qualidade e que possibilitem uma exposição bem agressiva, como cartazes de oferta, displays e clips strips.
- Analise qual o perfil do seu cliente e veja qual forma de comunicação que mais o atrai.
Mantenha um clima agradável no supermercado
Com o sol escaldante do verão, criar uma atmosfera refrescante dentro do seu supermercado é um forte apelo para manter o cliente por mais tempo na parte interna do estabelecimento.
Vale destacar estas dicas:
- Borrife água nas folhagens e frutas para aumentar a sensação de frescor no supermercado.
- Ilumine os produtos que estão dentro de balcões refrigerados, para dar a sensação de produtos frescos.
- Preocupe-se com a temperatura agradável. Mantenha a manutenção do ar-condicionado em dia. Quando o cliente sente que o ambiente está abafado, ele sairá o mais rápido possível.
- Mantenha um bebedouro com água fresca e gelada. Sinalize esta comodidade para que o cliente localize mais facilmente..
Aproveite o colorido da estação para faturar com a alimentação saudável
O colorido do verão também tem muito a ensinar sobre como vender produtos sazonais no seu supermercado. Afinal, é uma época que tem forte apelo na saudabilidade e as cores dos alimentos passam muito bem essa mensagem.]Atente para estes fatores:
Aumente o foco no hortifrúti, oferecendo um maior sortimento de frutas e verduras
Aposte na água de coco, nos sucos e demais itens com apelo saudável.
Capriche nas, degustações de produtos. Defina um colaborador para ficar o tempo todo oferecendo alimentos e conversando com os consumidores.
Tenha preocupação redobrada com a qualidade. Lembre-se de que o hortifrúti é frequentado por pessoas mais experientes, que sabem identificar produtos frescos.
Como você pode ver, para garantir sucesso nas vendas no verão, você tem diversas possibilidades. O importante é conseguir servir o cliente da melhor maneira, e gerando interação com as pessoas no seu supermercado.