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data 14 de dezembro de 2018

Além de impulsionar as vendas, criar promoções temáticas atreladas às datas comemorativas, ajuda a atrair novos clientes e a fidelizar os atuais.

As mudanças de estação e as datas comemorativas são, há tempos, utilizadas para atrair clientes e estimular as vendas. São datas já tradicionais no calendário promocional do varejo e, por isso, criam certa expectativa.

Quando esse calendário não é trabalhado dentro da loja, muitos produtos podem passar despercebidos. Como resultado, a loja passa em branco, deixando que os holofotes se voltem para os concorrentes.

Neste raciocínio, criar promoções pouco interessantes costuma causar o mesmo efeito. Portanto, é preciso ser organizado e inovar no calendário promocional do varejo.

Inclusive, sair do comum criando promoções inusitadas em datas não esperadas, como por exemplo, no aniversário da loja, no dia do amigo, no dia da sogra e daí por diante.

O que é o calendário promocional do varejo?

O próprio nome já deixa claro o conceito da ferramenta, que nada mais é que um plano de ação que tem como base as datas comemorativas presentes no nosso calendário.

A partir deste cronograma a empresa vai criar e executar eventos, ofertas especiais e promoções que enaltecem a data e a sua participação. Tudo com o objetivo de aumentar o ticket médio da loja, atrair e fidelizar clientes.

Como alinhar o cronograma ao cotidiano da sua empresa?

Para que o calendário promocional do varejo promova os resultados esperados, o lojista precisa dar atenção a alguns fatores.

Em primeiro lugar, é preciso que a loja participe das datas que já estão na expectativa da população, como a Páscoa e o Natal, por exemplo.

Da mesma forma, o lojista precisa acertar no tempo de execução, ser transparente com o comprador e fazê-lo perceber que existe vantagem em participar destas ações.

Além destas, existem outras recomendações importantes para o lojista que deseja obter um lucro mínimo com esse calendário sazonal. Acompanhe!

Mantenha o foco no que é relevante para sua região

Algumas datas comemorativas mudam de região para região. Entender em que contexto elas foram criadas e qual a percepção do consumidor com relação a elas vai te ajudar a decidir quais delas devem entrar no seu planejamento. E ainda, ajuda a evitar que você esqueça de alguma data importante, como o aniversário da cidade, por exemplo.

Para se informar sobre as datas você pode consultar a internet. Alguns sites disponibilizam calendários promocionais que sinalizam todas as datas comemorativas que estarão presentes no ano. Mas, para conseguir algo mais personalizado para a sua região, você pode fazer essa consulta na associação comercial da sua cidade.

Leve em conta as características do seu público-alvo

O público-alvo de cada loja tem necessidades e desejos distintos que precisam ser atendidos para que as ações despertem o seu interesse. Se você conhece o perfil dos seus clientes, seus hábitos e preferências, as suas promoções têm mais chances de dar certo. Afinal, a representatividade que essa data tem para os clientes é uma questão decisiva para o seu sucesso.

Neste caso, você pode aproveitar, por exemplo, do Dia da Mulher para conquistar a clientela feminina que circula pelo seu supermercado. Dermocosméticos são itens que costumam ter alta procura e, por isso, devem estar entre os destaques.

Crie ofertas evidenciando os produtos que estão em alta

Criar engajamento nas datas comemorativas exige planejamento. Uma das melhores formas para fazer isso é colocando a mão na massa com, no mínimo 3 meses de antecedência.

Neste caso, a primeira coisa que você precisa fazer é iniciar o planejamento de compras. Lembre-se que cada data exige um sortimento específico.

A época de verão, por exemplo, pode ser aproveitada para estimular a compra de kits para cabelo, protetor solar e cuidados com a pele. Este também é um bom período para estimular ofertas de saldos, pontas de estoque e itens voltados ao entretenimento.

Parcerias com fornecedores sempre são bem-vindas. Eles podem ajudar para que você consiga aproveitar melhor o calendário promocional do varejo. Neste sentido, além de aliviar seu bolso, a participação dos fornecedores pode fazer com que você tenha uma variedade maior de ofertas, oferecendo produtos com melhor margem, aumentando o seu lucro.

Garanta que a sua comunicação será eficiente

Ao implementar o calendário promocional do varejo na sua loja, a divulgação das promoções deve estar entre as suas prioridades. Afinal, já que as prateleiras vão estar repletas de produtos relacionados às datas em questão, a ambientação da loja precisa estar em sintonia. Sobretudo para fazer com que os compradores respondam positivamente.

Neste caso, campanhas temáticas, promoções com mecânicas simples e materiais informativos costumam dar bons resultados. Aproveite destas ações para fazer um cadastro rápido dos seus clientes. Ao fazer isso você cria uma oportunidade para conhecê-los melhor.

Não esqueça também de investir no treinamento da sua equipe para que eles saibam orientar sobre as promoções e os benefícios envolvidos.

Quando você oferece um bom atendimento, passa a transmitir simpatia e cativa os clientes pela emoção.

Agora, queremos saber a sua opinião. Você já trabalha com o calendário promocional do varejo dentro da sua loja? Deixe o seu comentário e compartilhe as suas experiências com a gente!