Para haver engajamento é preciso ir além da divulgação dos preços, ser criativo para sair da zona de conforto e cativar o cliente.
Você certamente conhece a importância dos cartazes de promoção para divulgar as ofertas da sua loja. Mas será que existem layouts que podem vender mais do que outros?
Se você não acredita nessa possibilidade, saiba que um conteúdo cativante pode fazer toda a diferença, proporcionando um aumento significativo para suas vendas.
Quer saber por que isso acontece? Então, confira o artigo de hoje para descobrir!
A importância de criar cartazes que cativam o cliente
Os cartazes de promoção têm a função de lembrar o consumidor, sugerindo algo de que ele possa estar precisando ou venha a precisar no futuro.
Seguindo essa dinâmica, os cartazes divulgam, informam e interagem com as pessoas, conectando as ofertas aos compradores, por intermédio do seu visual.
Com isso, podem despertar o interesse na compra de um determinado item ao invés de outro, e até mesmo levar o comprador a experimentar uma nova marca, somente pelo fato de ter sido atraído pela informação divulgada.
Portanto, os cartazes são ferramentas cruciais em uma estratégia de vendas.
No entanto, para que isso aconteça, os cartazes de promoção precisam reunir características específicas.
Entre elas, aliar beleza à objetividade é um dos desafios mais importantes. Então lembre-se: além de esteticamente bonitos, eles precisam conter informações claras, simples e fáceis de serem encontradas.
O valor das cores, formas e palavras
Quando a conexão entre os cartazes de promoção e o comprador acontece, a tendência é que a procura pelo produto ofertado se intensifique, aumentando as vendas.
Diante disso, fatores estéticos – como as cores, as formas e o tipo de letra utilizado – têm tanta importância quanto o preço divulgado.
Para comprovar essa teoria basta analisarmos os impactos que a escolha de uma letra ruim podem trazer à sua estratégia. Letras muito rebuscadas e cheias de detalhes podem dificultar a leitura e confundir o leitor, fazendo-o desistir da compra.
Por outro lado, acertar na diagramação usando corretamente os apelos visuais, pode estimular o consumo e fazer o cliente comprar mais, mesmo sem perceber.
É o que acontece, por exemplo, quando você usa as cores vermelho, amarelo e laranja em um cartaz para supermercado. Essa cartela estimula áreas do nosso cérebro capazes de despertar a nossa atenção, apetite, ânimo e até felicidade.
Usando cartazes de promoção para entregar conteúdo
Depois de entender como os mecanismos visuais funcionam, é importante focar no conteúdo dessa mensagem.
Neste ponto, conveniência e funcionalidade são palavras chaves, pois aumentam as chances do comprador adquirir o produto.
Aquele cartaz que informa características do produto, além da marca e do preço, por exemplo, é mais relevante e interessante para o cliente. Isso acontece porque o cartaz consegue neutralizar a razão e despertar o lado emocional do comprador. Ele facilita as coisas para o cliente, que não precisa se esforçar para buscar essa informação.
Para criar cartazes de promoção pensando nessas características, coloque o cliente no centro deste processo. Conheça seus hábitos e o que ele espera desses produtos. Assim como o que seus cartazes precisam ter para fazer com que os clientes reajam positivamente a eles.
Além disso, é importante que essa informação transmita segurança ao cliente. Sobretudo, o faça sentir-se em casa, quando estiver no seu ponto de venda, gerando uma boa experiência de compra.
Informações adicionais podem estreitar relacionamentos
Além de informar uma oferta, os cartazes de promoção podem ser uma oportunidade para estreitar o relacionamento com seus clientes, como por exemplo, quando você divulga a informação nutricional de um produto.
Esse tipo de ação demonstra que você está preocupado com o bem-estar dos clientes que apresentam alguma restrição alimentar. O que pode, de quebra, aumentar o seu faturamento. Visto que a movimentação no mercado de alimentos saudáveis deve ultrapassar os R$ 63 bilhões de reais em 2018.
Depois de entender a importância de criar cartazes de promoção mais criativos, que tal aprender como fazer isso na prática para vender mais na sua loja? Baixe nosso eBook gratuitamente.
Índice
- Para haver engajamento é preciso ir além da divulgação dos preços, ser criativo para sair da zona de conforto e cativar o cliente.
- A importância de criar cartazes que cativam o cliente
- O valor das cores, formas e palavras
- Usando cartazes de promoção para entregar conteúdo
- Informações adicionais podem estreitar relacionamentos