Criar uma campanha natalina não é algo que deve ser feito às pressas. Afinal, é um período bem movimentado para as lojas, exigindo que o planejamento seja feito com antecedência.

Antes de começar a falar sobre o que precisa ser feito para que as vendas de Natal sejam um sucesso, vamos fazer um rápido exercício:

Você consegue dizer quais os itens mais vendidos e os que ficaram parados na sua loja no Natal passado? Ou ainda, quais ofertas trouxeram mais resultado?

Refletir sobre essas questões é fundamental para que você consiga aproveitar ao máximo as vantagens da maior data comercial do ano.

Afinal, nessa época tudo se veste para o Natal visando chamar a atenção dos consumidores, e ganhar a preferência deles em meio a tanta concorrência não é tão simples como pode parecer.

Para dar conta do recado, ter uma estratégia bem planejada pode ser o seu grande diferencial! Por isso, confira as nossas dicas e prepare-se para vender muito!

Tudo começa com um bom planejamento

Para evitar correrias e atrasos nas ofertas é preciso que a sua loja se prepare com antecedência. Do contrário, o consumidor pode não encontrar aquilo que procura nas gôndolas e acabar ficando insatisfeito.

A campanha deve ter um objetivo claro. Portanto, faça um checklist para verificar se o caminho que você está pensando em seguir realmente vai de encontro com sua expectativa.

Confira estes pontos:

  • Tenha um objetivo: defina quanto quer vender/crescer com a campanha. Uma dica aqui é ver quanto quer aumentar nas vendas em comparação com o ano passado. Uma boa meta de mercado seria crescer em torno de 10-15%.
  • Determine um verba: saber quanto pode gastar é fundamental. Por isso, considere ter em mente um percentual sobre suas vendas para destinar ao marketing da campanha. Se você não tem um número, tente resgatar os investimentos anteriores para definir os investimentos deste ano. É importante que sua verba possa estar dentro da casa dos 1,5 aos 5% do seu faturamento. Isso pode lhe trazer bons resultados em menos tempo. A dica aqui é pulverizar o máximo possível a sua verba, pois quanto mais canais de divulgação, melhor será o alcance.
  • Utilize seu espaço: abuse das promoções, mostrando de forma clara suas ofertas. Defina pontos estratégicos dentro e fora da loja para atrair a atenção dos consumidores. Use fotos de produtos para identificar mais facilmente o que está sendo anunciado.
  • Personalize sua campanha: faça com que as pessoas identifiquem sua campanha, personalizando a comunicação visual. Uma boa dica é reservar um pouco da verba para utilizar serviços de agências ou profissionais de marketing para criar sua identidade para as vendas de Natal.
  • Saia na frente: antecipando o planejamento para as vendas de Natal, você tem a chance de iniciar sua campanha antes da concorrência. Por isso comece agora e surpreenda seus clientes.

Complementando, vale reforçar que o histórico das vendas é essencial para esse planejamento. Portanto, analise o histórico dos últimos três anos identificando os itens mais vendidos, os que ficaram parados no estoque, os que foram mais lucrativos e use esses dados a seu favor!

Entre no clima e prepare-se para as vendas de Natal!

Quando o assunto é promoção, a ambientação conta muito para melhorar a experiência do cliente dentro da loja. As pessoas gostam de novidades. Ver a loja decorada é um incentivo a mais para elas entrarem.

Procure deixar o ponto de venda com uma aparência natalina e mantenha o foco na conversão. Nessas horas, a funcionalidade vale mais do que a estética. Dessa maneira, distribua seus produtos, crie espaços temáticos, use banners e cartazes de oferta, etc. Sempre pense em facilitar a busca e a compra dos produtos.

Determine com antecedência quais produtos pôr em oferta, preço e prazo

Ter um sortimento de estoque bem planejado é fundamental. Portanto, faça suas compras considerando o prazo necessário para elas chegarem. Este prazo deve ser levado em conta pois precisa estar dentro de um cronograma onde é possível organizar tudo a tempo de colocá-los à venda. Nesta hora, negociar o prazo com o fornecedor é muito importante.

Como o volume de pedidos nos fornecedores aumenta nesta época do ano, prepare-se para comprar com antecedência. Assim você pode negociar preços, prazos de pagamento e entrega antecipada.

O principal é que você se organize com os produtos que estarão em oferta. Assim você evita atraso no lançamento da campanha. Se o consumidor não é estiver sendo informado sobre uma promoção, certamente a oferta passará despercebida por ele.

Saiba fazer a divulgação de forma eficiente

Uma boa divulgação faz toda a diferença nas vendas de Natal. Esta é a época em que a competição no varejo fica mais acirrada e é preciso se destacar para chamar a atenção do consumidor.

Outra dica é, além das mídias tradicionais, aposte em estratégias de marketing digital, investindo em anúncios patrocinados nas redes sociais, abusando da criatividade e deixando claras todas as promoções. Além de ser uma mídia relativamente barata, o alcance pode ser mais personalizado.

Mas lembre-se: sua comunicação precisa estar alinhada com a estratégia promocional que você vai usar no seu ponto de venda. Todas as ações precisam estar padronizadas para que as pessoas liguem o que estão vendo com a sua loja.

Cartazes temáticos são itens que você não pode esquecer

Nesse quesito você pode abusar da criatividade para criar ofertas que vão ajudar os seus clientes a encontrar o que procuram na sua loja.

Mas, nem só de preços vive uma estratégia de venda.

Além de informar sobre os descontos, é inteligente usar os cartazes de oferta como canais para interagir e conversar com seus clientes.

Em vista disso, crie cartazes temáticos que incentivam as compras de Natal. Isso ajuda seu público a acertar na escolha dos presentes.

Você pode também estimular combinações de produtos, incentivando a compra de kits.

Para produtos destinados à ceia de Natal, por exemplo, ofereça receitas e outras dicas que ajudem a agregar valor nessa época do ano.

Agora é a sua vez de arrumar a casa!

Se você chegou até aqui, podemos dizer que está preparado para começar o seu planejamento e arrumar a casa para as vendas de Natal.

Mas antes de você ir, queremos te dar mais uma dica: conte com a tecnologia para criar e anunciar suas ofertas. Principalmente se a sua intenção é fazer uma campanha com inteligência e obter bons resultados, com o menor investimento possível.

 

Criação de cartazes